FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFILTER, André Baron-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923399245026139pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Raquel de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7295896195225268pt_BR
dc.contributor.referee1SCHIOZER, Rafael Felipe-
dc.contributor.referee2SAMPAIO, Joelson Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-19T17:29:01Z-
dc.date.available2021-05-19-
dc.date.available2021-05-19T17:29:01Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/845-
dc.description.resumoA literatura internacional aponta que metas baseadas em volume, definidas para agentes comerciais bancários, tem quatro principais resultados: aumento de quantidade; aumento de volume; maior probabilidade de default; e queda na lucratividade dos empréstimos próximo ao final dos períodos de apuração de resultados. O presente estudo busca evidenciar, de forma inédita na literatura nacional, se as metas de desempenho para agentes de crédito de um banco brasileiro influenciam a quantidade, volume, qualidade e lucratividade da concessão de crédito. A partir de um modelo em painel de efeitos fixos, conclui-se que os agentes concedem mais crédito nos últimos dias do mês para atingir as metas e, no processo, sacrificam a rentabilidade dos empréstimos cedidos, embora não haja alteração significativa do nível de risco.pt_BR
dc.description.abstractThe international literature indicate that volume based targets for bank loan officers have four main outcomes: business increase by quantity and volume, higher default probability and lower profitability near periods-end. The present study seeks to show, in an unprecedented way in the national literature, if the performance goals for credit agents of a Brazilian bank influence the quantity, volume, quality and profitability of the credit concession. Based on a fixed effects panel model, I find that the agents increase loan origination in the last days of the month in order to meet the performance targets. In doing so, they sacrifice loan profitability, although there is no significant change in the level of risk. Keywords: Credit; Loan prospecting; Loan officers; Banking.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesFILTER, André Baron. Metas e alocação de recursos: evidência de um banco brasileiro . 2020. 15 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração Financeirapt_BR
dc.subjectAdministração bancáriapt_BR
dc.subjectCrédito – Administraçãopt_BR
dc.subjectInstituições financeiras – estudo de casopt_BR
dc.subjectFinancial Administrationpt_BR
dc.subjectBanking administrationpt_BR
dc.subjectCredit - Administrationpt_BR
dc.subjectFinancial institutions - case studypt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleMetas e alocação de recursos: Evidência de um banco brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Baron Filter.pdf430.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.