FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Desafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor: uma pesquisa qualitativa com empresas que participaram do programa de qualificação PEIEX-FECAP (2018-2020)
Autor(es): PEREIRA, Alexandre de Souza
Primeiro Orientador: GOMES, Jésus de Lisboa
metadata.dc.contributor.advisor-co2: VALE, Miriam Pires Eustachio de Medeiros
Primeiro membro da banca: CANISCI, Cyntia Vilasboas Calixto
Resumo: No Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), representando mais de 52% de todos os empregos formais no Brasil. Porém, quando o assunto é exportação, existem pouco mais de nove mil empresas exportadoras, segundo dados do Sebrae, 2018. Em termos de valores médios, a participação se torna inexpressiva. Mesmo sabendo sobre os benefícios desta prática, sua participação na exportação é considerada pouco significativa. As MPEs constituem uma parcela importante da geração de emprego e receita no país, ainda que enfrentando dificuldades. Assim, esta pesquisa buscou identificar os desafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com empresas participantes do programa de qualificação para exportação (PEIEX) que foi levado a cabo pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) entre os anos de 2018 e 2020. Por meio de entrevistas semisestruturadas analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo, foram observados sete desafios categorizados nesse estudo; em destaque, estão os desafios de gestão, processual e marketing. Conclui-se que é preciso atentar à necessidade de programas de formação, fomento e apoio às MPEs, assim como a prática de novas tecnologias que facilitem e estimulem estas empresas à exportação.
Abstract: In Brazil there are 6.4 million establishments, of which 99% are Micro and Small Enterprises (SMEs), representing just over 52% of all formal jobs in Brazil. However, when it comes to exports, there are just over nine thousand exporting companies, according to data from Sebrae, 2018. In terms of average values, the participation becomes insignificant. Even though the benefits of this practice are known, their participation in exports is considered to be insignificant. SMEs are an important part of the generation of jobs and income in the country, although they face difficulties. Thus, this research aims to identify the challenges of the first export for micro and small entrepreneurs. A qualitative research was carried out with companies participating in the export qualification program (PEIEX) that was carried out by the Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) between the years 2018 and 2020. Through semi-structured interviews analyzed by the technique of Content Analysis, it was observed seven challenges categorized in this study; highlighted, are the management, procedural and marketing challenges. It is concluded that it is necessary to pay attention to the need for training, promotion and support programs for SMEs, as well as the practice of new technologies that facilitate and encourage these companies to export.
Palavras-chave: Empresas multinacionais – Estudo de caso- Brasil
Empresas – Exportação
Pequenas e médias empresas- Exportação - Brasil
Multinational companies - Case study- Brazil
Companies - Export
Small and medium-sized companies - Export - Brazil
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/848
Data do documento: 18-dez-2020
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