FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Alexandre de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211147423925017pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Jésus de Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728pt_BR
dc.contributor.advisor-co2VALE, Miriam Pires Eustachio de Medeiros-
dc.contributor.referee1CANISCI, Cyntia Vilasboas Calixto-
dc.date.accessioned2021-05-28T13:37:05Z-
dc.date.available2020-05-28-
dc.date.available2021-05-28T13:37:05Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/848-
dc.description.resumoNo Brasil, existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), representando mais de 52% de todos os empregos formais no Brasil. Porém, quando o assunto é exportação, existem pouco mais de nove mil empresas exportadoras, segundo dados do Sebrae, 2018. Em termos de valores médios, a participação se torna inexpressiva. Mesmo sabendo sobre os benefícios desta prática, sua participação na exportação é considerada pouco significativa. As MPEs constituem uma parcela importante da geração de emprego e receita no país, ainda que enfrentando dificuldades. Assim, esta pesquisa buscou identificar os desafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com empresas participantes do programa de qualificação para exportação (PEIEX) que foi levado a cabo pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) entre os anos de 2018 e 2020. Por meio de entrevistas semisestruturadas analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo, foram observados sete desafios categorizados nesse estudo; em destaque, estão os desafios de gestão, processual e marketing. Conclui-se que é preciso atentar à necessidade de programas de formação, fomento e apoio às MPEs, assim como a prática de novas tecnologias que facilitem e estimulem estas empresas à exportação.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil there are 6.4 million establishments, of which 99% are Micro and Small Enterprises (SMEs), representing just over 52% of all formal jobs in Brazil. However, when it comes to exports, there are just over nine thousand exporting companies, according to data from Sebrae, 2018. In terms of average values, the participation becomes insignificant. Even though the benefits of this practice are known, their participation in exports is considered to be insignificant. SMEs are an important part of the generation of jobs and income in the country, although they face difficulties. Thus, this research aims to identify the challenges of the first export for micro and small entrepreneurs. A qualitative research was carried out with companies participating in the export qualification program (PEIEX) that was carried out by the Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) between the years 2018 and 2020. Through semi-structured interviews analyzed by the technique of Content Analysis, it was observed seven challenges categorized in this study; highlighted, are the management, procedural and marketing challenges. It is concluded that it is necessary to pay attention to the need for training, promotion and support programs for SMEs, as well as the practice of new technologies that facilitate and encourage these companies to export.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesPEREIRA, Alexandre de Souza. Desafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor: uma pesquisa qualitativa com empresas que participaram do programa de qualificação PEIEX-FECAP (2018-2020) . 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionais – Estudo de caso- Brasilpt_BR
dc.subjectEmpresas – Exportaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas- Exportação - Brasilpt_BR
dc.subjectMultinational companies - Case study- Brazilpt_BR
dc.subjectCompanies - Exportpt_BR
dc.subjectSmall and medium-sized companies - Export - Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleDesafios da primeira exportação para o micro e pequeno empreendedor: uma pesquisa qualitativa com empresas que participaram do programa de qualificação PEIEX-FECAP (2018-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE DE SOUZA PEREIRA.pdf827.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.