FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorYAMAÇAKE, Franklin Thiago Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050310480068131pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1BOAS, Eduardo Pinto Vilas-
dc.contributor.referee2LANGRAFE , Taiguara de Freitas-
dc.date.accessioned2021-08-03T21:00:17Z-
dc.date.available2021-08-03-
dc.date.available2021-08-03T21:00:17Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/867-
dc.description.resumoAs corporações estão desenvolvendo novas formas de envolvimento com startups, comumente chamados de programas de aceleração de startups ou aceleradoras corporativas. O objetivo principal dessa pesquisa é explorar as lições aprendidas e as ações recomendadas na implementação desses programas no Brasil. Adotou-se as 4 dimensões de Kohler (2016) como arcabouço para investigar como os programas são implementados. O estudo compilou 22 recomendações existentes na literatura, que foram classificadas em: oferta, funcionamento, pessoas e local. Usando uma abordagem qualitativa de estudo de casos múltiplos, a pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com gestores de programas corporativos de aceleração de startups e CEOs das startups que passaram pelos programas. Foi possível identificar que as aceleradoras corporativas adotam algumas das ações recomendadas na literatura prescritiva sobre o tema, mas também foram encontradas diferentes abordagens e, além disso, foi verificado que algumas ações recomendadas não são praticadas. Também foi percebido heterogeneidade nas decisões de implementação das aceleradoras, ou seja, para uma mesma situação elas adotam diferentes práticas. O resultado da pesquisa contribuiu para aprender novas lições e identificar as diferenças na implementação de programas de aceleração corporativos no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractCorporations are developing new ways of involviment with startups, commonly called startup acceleration programs or corporate accelerators. The main objective of this research is to explore the lessons learned and recommended actions in the implementation of these programs in Brazil. The four dimensions of Kohler (2016) were adopted as a framework to investigate how the programs are implemented. The study compiled 22 recommendations existing in the literature, that were classified into: supply, functioning, people and location. Using a qualitative multi-case study approach, the research was based on semi-structured interviews with corporate startups acceleration program managers and startup CEOs who went through the programs. It was possible to identify that corporate accelerators adopt some of the actions recommended in the prescriptive literature on the subject, but also different approaches were found and, in addition, it was verified that some recommended actions are not practiced. It was also noticed heterogeneity in the implementation decisions of accelerators, that is, for the same situation they adopt different practices. The research results contributed to learn new lessons and identify the differences in the implementation of corporate acceleration programs in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestidores (Finanças)pt_BR
dc.subjectIncubadoras de empresaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Aceleração de Startupspt_BR
dc.subjectInvestors (Finance)pt_BR
dc.subjectBusiness incubatorspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleImplementação de programas corporativos de aceleração de startups: semelhanças e diferenças das ações recomendadas com casos no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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