FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: A influência das estratégias organizacionais no retorno de portfólios value e growth nos EUA
Autor(es): ALMEIDA, Bruno Estevam de
Primeiro Orientador: SERRA, Ricardo Goulart
Primeiro membro da banca: MACHADO, Luciana Maia Campos
metadata.dc.contributor.referee2: GOMES, Jésus de Lisboa
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar se a separação das empresas por sua tipologia estratégica pode evidenciar a permanência do value premium. Para isso, analisou-se os retornos dos portfólios value e growth formados a partir das empresas listadas nos Estados Unidos da América (AMEX, NASDAQ e NYSE) entre os anos 1996 e 2020. Através de um método de pontuações de variáveis contábeis e financeiras, classificou-se as empresas conforme as tipologias estratégicas de Miles et al. (1978) (defensiva, analítica e prospectora) e portfólios foram gerados através de três índices: book-to-market, earnings to price e sales to price. Para a análise da diferença dos retornos foram aplicados testes paramétricos (teste-t) e não paramétricos (Mann-Whitney). Verifica-se que os retornos dos portfólios gerados a partir das três tipologias estratégicas e dos três índices são economicamente distintos. Para empresas defensivas, apenas o índice earnings to price gerou portfólio value economicamente superior ao portfólio growth; o último apresentando maior risco, medido pelo beta. Para as empresas analíticas, os portfólios value superaram economicamente os portfólios growth nos três índices utilizados, porém também apresentaram maior risco. Inversamente, para as empresas prospectoras, os portfólios growth apresentaram um desempenho economicamente superior em relação aos portfólios value, porém também apresentaram maior risco. Para verificar se os retornos economicamente superiores remuneram eventuais diferenças de risco, mediu-se a relação entre retorno e risco, sendo a melhor relação àquela observada nos portfólios value de empresas defensivas gerados pelo índice E/P. A separação das empresas por sua tipologia estratégica, embora tenha gerado value premiums economicamente maiores, não foi capaz de evidenciar estatisticamente a permanência do value premium.
Abstract: .
Palavras-chave: Estratégia – Desenvolvimento organizacional
Empresas – Estados Unidos
Investimentos
Strategy - Organizational change
Enterprises - United States
Investiments
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/877
Data do documento: 28-jun-2021
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