FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBUARIDE, Alana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879455054160859pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Jésus de Lisboa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728pt_BR
dc.contributor.referee1NASSIF, Vânia Maria Jorge-
dc.contributor.referee2VALE, Miriam Pires Eustáchio de Medeiros-
dc.date.accessioned2021-08-10T14:39:13Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2021-08-10T14:39:13Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/878-
dc.description.resumoA quantidade de empreendedores tem crescido de forma constante no Brasil, mesmo nos períodos de recessão econômica. Os dados estatísticos têm indicado que o número de homens é maior do que o de mulheres empreendedoras. Diante disso, este estudo teve como objetivo identificar as barreiras que as mulheres enfrentam para empreender e analisar se estas barreiras, em sua maioria, são habituais no empreendedorismo por mulheres e, caso não sejam, apresentar os fatores que fazem com que uma mulher enfrente mais barreiras em relação às demais. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados indicaram que as principais barreiras encontradas pelas mulheres foram questões de ordem familiar e psicológica, gestão, crédito e condições do Brasil para empreender. Apenas as barreiras psicológicas e de crédito foram comuns a todas elas, sendo as demais barreiras variadas de acordo com a formação acadêmica, setor de atuação e maternidade.pt_BR
dc.description.abstractThe number of entrepreneurs has grown steadily in Brazil, even during periods of economic recession. Statistical data has indicated that the number of men is higher than that of women entrepreneurs. Therefore, this study aimed to identify the barriers that women face to undertake and to analyze whether these barriers, in their majority, are habitual in entrepreneurship by women and, if not, to present the factors that make a woman face more barriers compared to the others. The study is characterized as a qualitative, exploratory and descriptive research. Data were collected using a semi-structured interview script. The results indicated that the main barriers encountered by women were issues of a family and psychological nature, management, credit and conditions for Brazil to undertake. Only psychological and credit barriers were common to all of them, the other barriers being varied according to academic background, sector of activity and maternity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesBUARIDE, Alana. Barreiras ao empreendedorismo por mulheres. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo – Mulherespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo – Brasilpt_BR
dc.subjectMulheres de negóciospt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Womenpt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Brazilpt_BR
dc.subjectBusinesswomenpt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleBarreiras ao empreendedorismo por mulherespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANA BUARIDE.pdf690.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.