FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMERCÊS, Willians Jesus das-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCCHESI, Eduardo Pozzi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307pt_BR
dc.contributor.referee1BERGMANN, Daniel Reed-
dc.contributor.referee2SERRA, Ricardo Goulart-
dc.date.accessioned2021-08-11T12:30:56Z-
dc.date.available2021-08-11-
dc.date.available2021-08-11T12:30:56Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/880-
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo é analisar o impacto da confiança na estrutura de capital das empresas brasileiras. Foi utilizado como benchmark o estudo de Oliver e Mefteh (2010), que analisaram os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas francesas e também o impacto da confiança sobre o endividamento destas empresas, e encontraram uma relação positiva entre a confiança e a alavancagem das empresas deste país. No entanto, essa relação foi refutada com a realidade das empresas brasileiras, onde, embora os fatores característicos (tangibilidade, ROA, market-to-book e tamanho) tiveram suas relações esperadas confirmadas, o fator confiança apresentou relação inversa (negativa) à encontrada em trabalhos com o mesmo objetivo anteriormente estudados. Estes resultados salientam a importância da replicação de artigos do exterior na realidade do mercado brasileiro, a fim de testar suas hipóteses e a posterior aplicabilidade à realidade das empresas no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the impact of confidence in the capital structure of Brazilian firms. Using the work of Oliver and Mefteh (2010) as a benchmark, who analyzed the determinants of capital structure for French firms as well as the impact of confidence on the debt level of these firms, finding a positive relationship between confidence and firms’ leverage for that country. However, this relationship could not be observed in the Brazilian context where, although firms’ characteristics (tangibility, ROA, Market-to-book and size) had their expected relationships confirmed, confidence presented an inverse relationship (negative) to what is presented in papers with the same objective. These results highlight the importance of replicating foreign studies to the Brazilian market reality, in order to test their hypotheses and their applicability to the Brazilian firms’ reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesMERCÊS, Willians Jesus das. O impacto da confiança na escolha da estrutura de capital das empresas brasileiras. 2017. 29 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2017 . Disponível em: http://pergamum.fecap.br/biblioteca/imagens/00003a/00003a8f.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado financeiro – Análise - Brasilpt_BR
dc.subjectIndicadores econômicos – Brasilpt_BR
dc.subjectMercado de Capitais – Confiabilidadept_BR
dc.subjectMoney markets - Analysis - Brazilpt_BR
dc.subjectEconomic indicators - Brazilpt_BR
dc.subjectCapital market - Reliabilitypt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleO impacto da confiança na escolha da estrutura de capital das empresas brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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