Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/882
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de desempenho dos professores de finanças em instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulo |
Autor(es): | VIEIRA, Katia Aparecida Santos Lima |
Primeiro Orientador: | PELEIAS, Ivam Ricardo |
Primeiro membro da banca: | BIDO, Diógenes de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | LUCCHESI, Eduardo Pozzi |
Resumo: | Os professores desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no momento da formação profissional. Finanças é uma área vista por muitos alunos como complexa e de difícil entendimento. O objetivo geral foi buscar a opinião dos alunos que estavam na fase de conclusão de seus cursos, ou seja, os dois últimos semestres. O objetivo específico foi avaliar o desempenho dos professores de finanças, levando-se em consideração características pessoais dos docentes, didática, habilidade tecnológica e a qualidade das disciplinas ensinadas. Os dados para este estudo foram coletados em um survey, respondido por 235 alunos de seis IES, contendo 36 perguntas, divididas em três partes principais, sendo: Perfil do aluno, Itens descritivos dos professores de finanças e itens descritivos no contexto do curso, tomando como base um questionário de Mendes-da-Silva, Bido e Forte (2011). A análise dos resultados se deu por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais e regressão múltipla. Os resultados indicaram que as características pessoais, a habilidade tecnológica e a didática não interferem de maneira significativa no desempenho dos professores de finanças. |
Abstract: | Teachers play an important role in the teaching-learning process, especially at the moment of professional training. Finance is an area seen by many students as complex and difficult to understand. The general objective was to seek the opinion of the students who were in the phase of completion of their courses, that is, the last two semesters. The specific objective was to evaluate the performance of finance teachers, taking into account personal characteristics of the teachers, didactics, technological ability and the quality of the taught subjects. The data for this study were collected in a survey, answered by 235 students from six HEIs, containing 36 questions, divided into three main parts: Student profile, Descriptive items of finance teachers and descriptive items in the context of the course, taking as a basis for a questionnaire by Mendes-da-Silva, Bido and Forte (2011). The analysis of the results was done through descriptive statistics, factorial analyzes and multiple regression. The results indicated that personal characteristics, technological ability and didactics do not significantly interfere in the performance of finance teachers. |
Palavras-chave: | Professores - Avaliação por estudantes – São Paulo (SP) Professores universitários – São Paulo (SP) Avaliação de desempenho – Estudo e ensino (Superior) – São Paulo (SP) Ensino superior – Pesquisa – Finanças- São Paulo Student evaluation of teachers - São Paulo (SP) College teachers - São Paulo (SP) Performance evaluation - Study and teaching (Higher) - São Paulo (SP) Education, Higher - Research - Finance - São Paulo (SP) |
CNPq: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Centro Universitário Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/882 |
Data do documento: | 21-ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.