FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Katia Aparecida Santos Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504455109364048pt_BR
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686pt_BR
dc.contributor.referee1BIDO, Diógenes de Souza-
dc.contributor.referee2LUCCHESI, Eduardo Pozzi-
dc.date.accessioned2021-08-16T13:14:43Z-
dc.date.available2021-08-12-
dc.date.available2021-08-16T13:14:43Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/882-
dc.description.resumoOs professores desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no momento da formação profissional. Finanças é uma área vista por muitos alunos como complexa e de difícil entendimento. O objetivo geral foi buscar a opinião dos alunos que estavam na fase de conclusão de seus cursos, ou seja, os dois últimos semestres. O objetivo específico foi avaliar o desempenho dos professores de finanças, levando-se em consideração características pessoais dos docentes, didática, habilidade tecnológica e a qualidade das disciplinas ensinadas. Os dados para este estudo foram coletados em um survey, respondido por 235 alunos de seis IES, contendo 36 perguntas, divididas em três partes principais, sendo: Perfil do aluno, Itens descritivos dos professores de finanças e itens descritivos no contexto do curso, tomando como base um questionário de Mendes-da-Silva, Bido e Forte (2011). A análise dos resultados se deu por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais e regressão múltipla. Os resultados indicaram que as características pessoais, a habilidade tecnológica e a didática não interferem de maneira significativa no desempenho dos professores de finanças.pt_BR
dc.description.abstractTeachers play an important role in the teaching-learning process, especially at the moment of professional training. Finance is an area seen by many students as complex and difficult to understand. The general objective was to seek the opinion of the students who were in the phase of completion of their courses, that is, the last two semesters. The specific objective was to evaluate the performance of finance teachers, taking into account personal characteristics of the teachers, didactics, technological ability and the quality of the taught subjects. The data for this study were collected in a survey, answered by 235 students from six HEIs, containing 36 questions, divided into three main parts: Student profile, Descriptive items of finance teachers and descriptive items in the context of the course, taking as a basis for a questionnaire by Mendes-da-Silva, Bido and Forte (2011). The analysis of the results was done through descriptive statistics, factorial analyzes and multiple regression. The results indicated that personal characteristics, technological ability and didactics do not significantly interfere in the performance of finance teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesVIEIRA, Kátia Aparecida Santos Lima. Avaliação de desempenho dos professores de finanças em instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulo. 2017. 32 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo Disponível em: http://pergamum.fecap.br/biblioteca/imagens/00004b/00004bce.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliação por estudantes – São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectProfessores universitários – São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho – Estudo e ensino (Superior) – São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectEnsino superior – Pesquisa – Finanças- São Paulopt_BR
dc.subjectStudent evaluation of teachers - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectCollege teachers - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectPerformance evaluation - Study and teaching (Higher) - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Research - Finance - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho dos professores de finanças em instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kátia Aparecida Santos Lima Vieira.pdf351.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.