FECAP Mestrado Administração de Empresas
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dc.creatorMONTEMURRO, Rafael Lasheras-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5977643497412239pt_BR
dc.contributor.advisor1SAMPAIO, Joelson de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134156549907160pt_BR
dc.contributor.referee1GALLUCI NETTO, Humberto-
dc.contributor.referee2BRUNASSI, Vinicius Augusto-
dc.date.accessioned2021-08-30T17:30:55Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2021-08-30T17:30:55Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/889-
dc.description.resumoNas democracias modernas, o líder do executivo é também o maior gestor de recursos do país. Mesmo tendo algumas amarras legislativas pairando sob boa parte dos recursos à disposição, o presidente possui poder de decisão sobre um montante muito grande de recursos e no modo como eles serão gastos e principalmente distribuídos dentro do país. De acordo com a teoria econômica clássica, a forma como ele distribui estes recursos entre as regiões deveria seguir uma linha racional, buscando sempre maximizar o bem estar da sociedade. Porém, isso nem sempre acontece, já que os pesquisadores da teoria da escolha pública (Public Choice) defendem que o gestor dos recursos utiliza os repasses como instrumento político, a fim de maximizar suas chances de reeleição, seguindo um racional que busca angariar o maior número de votos possível para si próprio e para membros de seu partido nas eleições subsequentes. Este trabalho pretende testar se de fato o componente político é importante para a definição das transferências, analisando os repasses feitos da União para os estados no Brasil no período de 1999 a 2017. São testados fatores como o partido ou coalizão dos governadores e deputados federais do estado em relação ao partido do presidente, e se o estado possui maioria eleitoral favorável ao presidente. A metodologia consiste em um modelo de dados em painel de efeitos aleatórios, e os resultados mostram evidências de que o componente político pode ser relevante na definição das transferências, sobretudo se o Governador for do mesmo partido do Presidente da República.pt_BR
dc.description.abstractIn modern day democracies, the leader of the executive power is also the greatest resource manager in the country. Even though legislative bonds control a significant share of resources available, the manager has decision power over a significant amount of resources and holds the decision process of how these resources will be spent and above all how they will be distributed inside the country. According to the classical approach to public economics, when it comes to intergovernamental grants, the government will act in a rational way, seeking to maximize social welfare. Nevertheless, this may not always be true, since researchers of Public Choice theory argue that the manager will pursue their own interests; therefore, they could use the intergovernmental grants to maximize the number of votes they or their party could receive in next elections. This paper aims to analyze if the political factor is relevant to grants determination, examining the grants from the union to all Brazilian states from 1999 to 2017. Factors such as governors and congressmen parties and number of votes for the president in previous elections will be utilized to test the political component. The proposed methodology consists of a random effects panel, and the results show evidence pointing that the political component matters in the determination of intergovernmental grants, especially if both the state governor and the president belong to the same political party.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesMONTEMURRO, Rafael Lasheras. Public Choice: um estudo para o caso brasileiro . 2021. 29 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças públicas – Brasilpt_BR
dc.subjectTransferências de recursos financeiros governamentaispt_BR
dc.subjectPartidos políticos – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectFinance, Publicpt_BR
dc.subjectTransfer paymentspt_BR
dc.subjectPolitical parties - Economic aspectspt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titlePublic Choice: um estudo para o caso brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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