FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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dc.creatorCAMACHO, Eliane Utrabo-
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2117019337568988pt_BR
dc.contributor.advisor1WEFFORT, Elionor Farah Jreige-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350pt_BR
dc.contributor.referee1GONÇALVES, Andréa de Oliveira-
dc.contributor.referee2GARCIA, Alexandre Sanches-
dc.date.accessioned2021-08-30T18:16:38Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2021-08-30T18:16:38Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/890-
dc.description.resumoA transparência dos atos públicos, como alicerce da democracia, tem tido cada vez mais relevância para uso dos cidadãos no controle social. A questão principal na transparência está na qualidade da informação que é fornecida, pois a divulgação por si só não garante que os cidadãos poderão fazer uso dessas informações, nem tampouco que elas estejam adequadas ao nível de conhecimento e as características destes cidadãos. A informação deve ser acessível, clara, precisa, escrita em linguagem simples e compreensível; sendo que a sua comunicação efetiva depende do compartilhamento de um significado comum entre quem emite estas informações e quem as recebe. Além disso, a compreensibilidade das informações está atrelada à sua legibilidade, e, por conseguinte depende, entre outros aspectos, do grau de escolaridade, bem como da formação acadêmica e profissional do leitor. Assim, considerando que os potenciais usuários das informações fornecidas pelo setor público são todos os cidadãos, diante da preocupação demonstrada acerca da importância em se fornecer a estes usuários relatórios financeiros que sejam de fato compreensíveis e tendo como base a teoria da comunicação, este trabalho teve como objetivo identificar as variáveis associadas à compreensibilidade das demonstrações do setor público a partir do entendimento dos usuários destas informações, utilizando-se de variáveis atribuídas às características dos indivíduos, à qualidade do texto, em especial à legibilidade, e de critérios da qualidade da informação. Foi elaborado um questionário com base no referencial teórico levantado e divulgado por meio da internet, com o auxílio de parcerias, para que se atingisse o maior público possível e diversificado de respondentes. A amostra obtida foi de 653 respondentes, dos quais 415 completaram o questionário. Foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a compreensibilidade das demonstrações e as variáveis idade, sexo, grau de escolaridade e formação acadêmica. Os respondentes, em sua maioria afirmaram não ter conhecimento em contabilidade do setor público, mas demonstraram compreender as informações apresentadas, sendo esta uma variável que também apresentou relação estatisticamente significativa. Foi encontrada ainda relação entre a legibilidade, medida pelo teste de Flesch, o grau de escolaridade e a compreensibilidade das informações, corroborando com a literatura sobre este tema. Importante ainda ressaltar, que apesar de afirmarem que as informações eram passíveis de ser compreendidas, mais de 80% dos respondentes assumiram ser importante a utilização dos elementos do plain language e da qualidade da informação para a melhoria na compreensibilidade destas informações. Os resultados obtidos em relação à legibilidade e compreensibilidade indicam a necessidade de melhoria na forma de divulgação e comunicação das informações do setor público, o que pode ser obtido, por exemplo, por meio do fornecimento de relatórios distintos para o público especializado e os cidadãos comuns.pt_BR
dc.description.abstractThe transparency of public actions, as foundation of democracy, is increasingly relevant for the use of citizens in social control. The main point in transparency is the quality of the provided information, since the disclosure, in itself, does not mean that the citizens will be able to utilize this information, or even that they are appropriate to the level of knowledge and characteristics of this citizens. The information must be accessible, clear, accurate, written in simple and comprehensible parlance; the effective communication depends on the sharing of common meaning between emitter and receiver. Furthermore, the understandability of information is attached to the readability, and, therefore, depends, among other aspects, on the instruction level, academic education and professional formation of the reader. In this way, considering that the potential users of the information provided by the public sector are all the citizens, facing the argued concern about the importance of providing to this users financial reports that are indeed understandable, and based on the communication theory, this work has the intent of identifying the variables associated with the understandability of the demonstrations made by the public sector from the point of view of the users of this information, using the variables attributed to the characteristics of the individuals, the quality of the text, in particular the readability, and the criteria of quality of information. A questionnaire was elaborated, based on the theoretical reference gathered and disclosed through the internet, with the aid of partnerships, aiming to achieve the widest and most diversified possible public of repliers. The obtained sample was of 653 repliers, from which 415 completed the whole questionnaire. Statistically significant relationships were found between the understandability of the demonstrations and the variables age, gender, instruction level and academic formation. Most of the repliers claim to not have knowledge in accounting in the public sector, but declared to understand the information presented, this was also a variable that presented a statistical significant relationship. A relationship among readability, measured by Flesch test, instruction level and understandability of information was also found, agreeing with the literature on this subject. It is also important to highlight that, although the repliers claimed the information was possible to understand, over 80% of the repliers admitted the importance of the utilization of plain language elements and of the quality of information. The results obtained concerning the readability and understandability imply the need of improvement in the means of disclosure and communication of information of the public sector, which can be obtained, for instance, through the supply of different reports for the specialized public and to common citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesCAMACHO, Eliane Utrabo. Compreensibilidade das contas públicas: uma análise a partir do entendimento dos usuários da informação. 2018. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo Disponível em: http://pergamum.fecap.br/biblioteca/imagens/00004b/00004bd5.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBalanço - Contabilidadept_BR
dc.subjectSetor público - Brasilpt_BR
dc.subjectSetor público - Contabilidadept_BR
dc.subjectTransparência na administração públicapt_BR
dc.subjectFinancial statementspt_BR
dc.subjectPublic sector - Brazilpt_BR
dc.subjectPublic accountigpt_BR
dc.subjectTransparency in governmentpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleCompreensibilidade das contas públicas: uma análise a partir do entendimento dos usuários da informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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