FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Inovação de modelos de negócios de organizações contábeis sob a ótica da capacidade absortiva
Autor(es): RIBEIRO, Sandra da Rocha
Primeiro Orientador: PARISI, Claudio
Primeiro membro da banca: ZITTEI, Marcos Vinicius Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
Resumo: A inovação compreende a modificação de antigos costumes, ou seja, realizar algo de uma forma distinta. Atualmente, pensar em inovação em organizações direciona a um contexto de criação de valor por meio de estratégias inovadoras, de adoção de modelos de negócios baseados em tecnologia e de maior aproximação do cliente. Dessa forma, este estudo tem enfoque direcionado a organizações contábeis e seus processos de inovação e criação de valor, em conexão com os conceitos de estratégias de desenvolvimento organizacional e com a teoria da capacidade absortiva. Nesse sentido, propõe-se conhecer a percepção dos empreendedores contábeis sobre a inovação de seus modelos de negócios sob a ótica da capacidade absortiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de investigação bibliográfica. A amostra para a análise foi composta por dez empresários de organizações contábeis certificadas pelo PQEC, emitido pelo SESCON/SP. O resultado da pesquisa indicou que o principal fator interno com maior relevância citado pelos entrevistados/empresa para a inovação é a base de conhecimento relacionado à experiência. Os clientes e novos conhecimentos foram as fontes externas mais referenciadas como contribuição para o processo de inovação. A liderança, a cultura e as estratégias organizacionais foram os direcionadores da inovação mais presentes e identificados pela literatura e pela pesquisa empírica.
Abstract: Innovation comprehends the change of old habits, in other words to accomplish goals in a distinguished way. Nowadays, to think about innovation inside organizations directs us to a context of value creation through innovative strategies, the adoption of business models based in technology and a closer client approach. Therefore this study aims at accounting firms and its innovation and value creation process connected to the strategy and organizational development and to the theory of the absorptive capacity. In this regard it is proposed to understand innovation from the accounting entrepreneurs perspective on their business models under the absorptive perspective. As for the methodology used, the paper presents a qualitative, descriptive and research investigation as bibliography. The evidence was gathered through the analysis of ten entrepreneurs from accounting organizations - certified by PQEC and issued by SESCON/SP. The result of the research indicated that the main internal factor with most relevance towards innovation mentioned by the interviewed/organizations is the background knowledge related to the experience. Clients and new knowledge as external sources were also mentioned as contribution to the process of innovation. Leadership, culture and organizational strategies were the innovation drivers most present and identified by literature and empirical research.
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Desenvolvimento organizacional
Canvas (Programa de computador)
Inovações tecnológicas – Contabilidade
Managerial accounting
Organizational change
Business Model Canvas
Educational innovations - Accounting
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/894
Data do documento: 27-fev-2020
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