FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Reflexividade do Exame de Suficiência/CFC frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridos dos profissionais da área Contábil
Autor(es): CARROZZO, Nelson Felipe Tavares Sales
Primeiro Orientador: SLOMSKI, Vilma Geni
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SLOMSKI, Valmor
Primeiro membro da banca: PELEIAS, Ivam Ricardo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar o grau de reflexividade do Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, frente ao estabelecido pela estrutura curricular mundial e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e verificados mediante análise de conteúdo. Constatou-se que o Exame de Suficiência/CFC, no período de 2013 a 2017, teve um grau de reflexividade de 95,2% na estrutura do Currículo Mundial, deste modo, podendo-se inferir que o exame exige a maioria dos conhecimentos contemplados na formação do Contador mundial/global. O Exame de Suficiência frente aos blocos de conhecimento do Currículo Mundial possui maior grau de reflexividade dos conteúdos básicos em Contabilidade e afins (85,7%) em detrimento do bloco de conhecimentos organizacionais e da atividade comercial (6,0%), Conhecimentos Avançados em Contabilidade, Finanças e assuntos afins (3,5%) e com nenhum grau de reflexividade destaca-se o bloco de Conhecimentos em Tecnologia da Informação. Esse perfil técnico-científico valorizado pelo Exame de Suficiência frente aos eixos de competências requeridas dos profissionais da área Contábil fica evidenciado pela predominância do grau de reflexividade do eixo de competências técnico-profissionais com 94,8%, em oposição à baixa reflexividade dos eixos organizacional com 2,4% e relacional/social com 2,8%. Conclui-se que o Exame de Suficiência, no período de 2013 a 2017, valorizou mais as competências técnicas (saber-fazer) do que o saber (conhecimentos) e o saber – ser (atitudes), divergindo, assim, no tocante ao que está proposto para a formação e atuação do profissional Contábil na contemporaneidade.
Abstract: This research intent to show degree of reflexivity of the Sufficiency Examination / CFC, from 2013 to 2017, compared to world’s curricular structure and axes of competences required of accounting professionals. In order to show the results a descriptive research was conducted with a qualitative approach. Data were collected through documentary technique and analyzed through content analysis. It was found that the Sufficiency / CFC Exam, from 2013 to 2017, had a degree of reflexivity of 95.2% in the structure of the Global Curriculum, so it can be said that the exam requires most of the knowledge covered in the formation of the global accountant. The Examination of Sufficiency against the blocks of knowledge of the World Curriculum, has a higher degree of reflexivity of the basic contents in Accounting and related (85.7%), to the detriment of the block of organizational knowledge and commercial activity (6.0%), Advanced Knowledge in Accounting, Finance and related subjects (3.5%) and with no degree of reflexivity, we highlight the Knowledge Technology block. This technical-scientific profile valued by the Sufficiency Examination against the required competency axes of Accounting professionals corroborates the predominance of the reflexivity degree of the technical-professional competences axis (94.8%) as opposed to the low reflexivity of the axes. organizational (2.4%) and relational / social (2.8%). It can be concluded that the Sufficiency Exams, in the period from 2013 to 2017, valued the technical competences (know-how) more than the knowledge (knowledge) and the know-how (attitudes), thus diverging to what is proposed for the formation and performance of the accounting professional in contemporary times.
Palavras-chave: Contabilidade - Estudo e Ensino
Exame de suficiência para bacharel em Ciências Contábeis
Contabilidade – Currículos
Competências – Contabilidade
Core competencies - Study and teaching
Accountancy - Education
Core competencies - Accountancy
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/905
Data do documento: 30-ago-2019
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