FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
Autor(es): SILVA, Ronaldo Xavier da
Primeiro Orientador: SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
Primeiro membro da banca: MARTINEZ, Antonio Lopo
metadata.dc.contributor.referee2: MAGALHÃES, Matheus Albergaria de
Resumo: Com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros, testamos um modelo teórico construído por Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adaptado ao cenário brasileiro, fundamentado em uma estrutura neoinstitucionalista combinando três perspectivas baseadas em Scott (2014): normativa, cultural-cognitiva e regulatória-instrumental para identificar fatores comportamentais assim como atitudes dos proprietários em relação a práticas de evasão fiscal. Testamos as hipóteses do estudo utilizando o modelo de regressão logística múltipla para variáveis categóricas. Os resultados apontam que os níveis de moralidade tributária são afetados pela percepção do indivíduo quanto ao grau de satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, assim como pela probabilidade de serem autuados por autoridades tributárias. Em contrapartida, os pequenos e médios empresários brasileiros do presente estudo apontam elevados níveis de moralidade tributária quanto ao sentimento de pertencimento à nação como cidadãos, assumindo o compromisso do cumprimento tributário, não sendo justificável, da mesma forma, a evasão fiscal, mesmo que tenham chance.
Abstract: In order to identify the factors that influence the tax morality of small and medium Brazilian entrepreneurs, we tested a theoretical model built by Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adapted to the Brazilian scenario, based on a neoinstitutionalist structure combining three perspectives based on Scott (2014): normative, cultural-cognitive and regulatory-instrumental to identify behavioral factors as well as owners' attitudes towards tax evasion practices. We tested the hypotheses of the study using the multiple logistic regression model for categorical variables. The results indicate that the levels of tax morality are affected by the individual's perception of the degree of satisfaction with the quality of public services provided by the government, as well as by the probability of being caught by tax authorities. In contrast, the small and medium Brazilian entrepreneurs in the present study point to high levels of tax morality regarding the feeling of belonging to the nation as citizens, assuming the commitment of tax compliance, in the same way, tax evasion is not justified, even if they have a chance.
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas – Administração financeira
Sonegação fiscal – Usos e costumes
Empresários – Aspectos morais e éticos
Management
Tax evasion - Social life and customs
Entrepreneurship - Moral and ethical aspects
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928
Data do documento: 23-mar-2021
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