FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ronaldo Xavier da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3244448574914584pt_BR
dc.contributor.advisor1SLAVOV, Tiago Nascimento Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6708260736586606pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINEZ, Antonio Lopo-
dc.contributor.referee2MAGALHÃES, Matheus Albergaria de-
dc.date.accessioned2022-01-14T18:12:49Z-
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-14T18:12:49Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928-
dc.description.resumoCom o objetivo de identificar os fatores que influenciam a moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros, testamos um modelo teórico construído por Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adaptado ao cenário brasileiro, fundamentado em uma estrutura neoinstitucionalista combinando três perspectivas baseadas em Scott (2014): normativa, cultural-cognitiva e regulatória-instrumental para identificar fatores comportamentais assim como atitudes dos proprietários em relação a práticas de evasão fiscal. Testamos as hipóteses do estudo utilizando o modelo de regressão logística múltipla para variáveis categóricas. Os resultados apontam que os níveis de moralidade tributária são afetados pela percepção do indivíduo quanto ao grau de satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, assim como pela probabilidade de serem autuados por autoridades tributárias. Em contrapartida, os pequenos e médios empresários brasileiros do presente estudo apontam elevados níveis de moralidade tributária quanto ao sentimento de pertencimento à nação como cidadãos, assumindo o compromisso do cumprimento tributário, não sendo justificável, da mesma forma, a evasão fiscal, mesmo que tenham chance.pt_BR
dc.description.abstractIn order to identify the factors that influence the tax morality of small and medium Brazilian entrepreneurs, we tested a theoretical model built by Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adapted to the Brazilian scenario, based on a neoinstitutionalist structure combining three perspectives based on Scott (2014): normative, cultural-cognitive and regulatory-instrumental to identify behavioral factors as well as owners' attitudes towards tax evasion practices. We tested the hypotheses of the study using the multiple logistic regression model for categorical variables. The results indicate that the levels of tax morality are affected by the individual's perception of the degree of satisfaction with the quality of public services provided by the government, as well as by the probability of being caught by tax authorities. In contrast, the small and medium Brazilian entrepreneurs in the present study point to high levels of tax morality regarding the feeling of belonging to the nation as citizens, assuming the commitment of tax compliance, in the same way, tax evasion is not justified, even if they have a chance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Ronaldo Xavier da. Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas – Administração financeirapt_BR
dc.subjectSonegação fiscal – Usos e costumespt_BR
dc.subjectEmpresários – Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectTax evasion - Social life and customspt_BR
dc.subjectEntrepreneurship - Moral and ethical aspectspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleMoralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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