FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944
Tipo: Dissertação
Título: Competências do comportamento empreendedor de concluintes do curso de ciências contábeis oferecido por instituições de ensino superior da cidade de São Paulo
Autor(es): DELGADO, Andréia Ramos
Primeiro Orientador: EL-KHATIB, Ahmed Sameer
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de
metadata.dc.contributor.referee2: BARROS, Pedro Henrique de
Resumo: O desenvolvimento de competências empreendedoras é mais exigido dos profissionais recém-formados nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Tais competências não devem ser utilizadas apenas na criação de novos negócios, mas também na vida profissional dos indivíduos dentro de um ambiente corporativo. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de investigar o nível de confiança dos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis oferecidos por Instituições Privadas de Ensino Superior (IES) da cidade de São Paulo, em relação ao comportamento empreendedor e suas competências. Para se obter os resultados, utilizou-se o método de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram computados por meio de um questionário elaborado com assertivas a serem respondidas através de escala Likert de sete pontos, aplicada em uma amostra de 54 respondentes. As apurações demonstraram que as competências e habilidades estão, de certa forma, presentes nos alunos concluintes. Contudo, ao serem confrontados sobre como empregar essas habilidades e, no que tange à iniciativa necessária para empreender, 75,45% dos respondentes mostram que há insegurança e falta de confiança. Em suma, observou-se que as competências do comportamento empreendedor, por mais que existam e sejam tratadas ao longo da vida acadêmica dos alunos, talvez ainda não gerem suficientemente a confiança necessária para utilizá-las nos momentos precisos. A partir de tais resultados, entende-se que as competências empreendedoras precisam ser mais destacadas na grade curricular do curso, considerando que, cada dia mais, o mundo corporativo e dos negócios exige profissionais melhor preparados para lidarem com incertezas, dificuldades e grandes mudanças
Abstract: Each year, the development of entrepreneurial skills is more demanded of newly graduated Applied Social Sciences professionals. Such skills should not only be used on the new business’s creation, but also in the professional lives of individuals within a corporate environment. In this scenario, this research aims to investigate the confidence level Accounting Graduation offered by Private Institutions of Higher Education (HEI) in São Paulo city, in relation to entrepreneurial behavior and competences. We obtained the results through the descriptive research method with a quantitative approach was used, whose data were computed through a questionnaire elaborated with assertions to be answered using a seven-point Likert scale, applied to a sample of 54 respondents. The findings showed that skills and abilities are, in certain ways, present in graduating students. However, when confronted about how to use these skills and the initiative needed to undertake, 75,45% of the respondents showed that there are insecurity and lack of confidence. In conclusion, we observed that the skills of entrepreneurial behavior, no matter how much they are present and dealt with throughout the student’s academic life, perhaps still do not generate enough confidence to use them in the right moments. From these results, we understood that entrepreneurship needs to be more highlighted in the curriculum courses, considering that the corporate and business world increasingly requires professionals who are better prepared to deal with uncertainties, difficulties, and major changes.
Palavras-chave: Empreendedores – Contabilidade
Empreendedores – Comportamento – Ensino Superior
Competências – Contabilidade – Ensino Superior
Ensino Superior – São Paulo
Entrepreneurs - Accounting
Entrepreneurs - Behavior
Core competencies - Accounting -
Education, Higher - São Paulo (Brazil)
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/944
Data do documento: 21-dez-2021
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.