FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Denis Barbosa de Oliveira-
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0197353550409829pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBERO, Ricardo Barbero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663pt_BR
dc.contributor.referee1SPERS, Renata Giovinazzo-
dc.contributor.referee2BARAKAT, Simone Ruchdi-
dc.date.accessioned2022-05-10T12:19:04Z-
dc.date.available2020-05-09-
dc.date.available2022-05-10T12:19:04Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/945-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar possíveis tendências para o setor de viagens corporativas no Brasil para o ano de 2030. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, na qual foram realizadas, por meio do método Delphi, duas rodadas de questionamentos, com a participação de 41 especialistas na primeira rodada e 34 na segunda. Ao examinar os resultados, destacaram-se os seguintes pontos com maior relevância para os participantes, separados em 4 categorias: (i) Oportunidades (Anywhere Office; Valorização do Atendimento Personalizado no Pós-Pandemia; Tecnologia; Mercado de Eventos); (ii) Ameaças (Novas Crises Sanitárias – SARS, COVID-19; Falta de Investimento Público/Privado e Qualificação no Setor; Aumento nos Preços de Produtos e Serviços; Restrições de Viagens Pós-Pandemia); (iii) Retomada do Setor Pós-Pandemia (previsão de retomada de vendas do setor aos patamares de 2019 até 2024; aumento do trabalho remoto devido avanços tecnológicos; retomada de forma gradativa e com especificidades setoriais; avanço e maior adequação de protocolos sanitários); e (iv) Fatores de Atratividade (Bleisure e Duty of Care). Visando a orientar organizações na tomada de decisões estratégicas para o setor nos próximos anos, a pesquisa gerou uma série de perspectivas para o setor a nível nacional. Por meio de depoimentos detalhados, espera-se que este estudo auxilie lideranças da área em seus momentos de incerteza, proporcionando maior previsibilidade e adaptação a sucessivas transformações mercadológicaspt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify possible trends for the corporate travel sector in Brazil for the year 2030. As an exploratory qualitative research, two rounds of questioning were carried out using the Delphi method, with the participation of 41 experts in the first round and 24 in the second one. When examining the results, the following points were highlighted with greater relevance for the participants, separated into 4 categories: (i) Opportunities (Anywhere Office; Appreciation of Personalized Service in the Post-Pandemic; Technology; Meetings & Events Market); (ii) Threats (New Health Crises – SARS, COVID-19; Lack of Public/Private Investment and Qualification in the Sector; Increase in Prices of Products and Services; Post-Pandemic Travel Restrictions); (iii) Resumption of the Post-Pandemic Sector (forecast of sales resumption in the sector to levels from 2019 to 2024; increase in remote work due to technological advances; gradual resumption and with sectoral specificities; advancement and greater adequacy of health protocols); (iv) Attractiveness Factors (Bleisure and Duty of Care). Aiming to guide organizations in making strategic decisions for the sector in the coming years, the survey generated a series of perspectives for the sector at national level. Through detailed testimonies, it is expected that this study will help sector leaders in their moments of uncertainty, providing and adaptation to successive market transformationspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesNEVES, Denis Barbosa de Oliveira. A rentabilidade dos fundos de investimento tem relação com suas taxas de administração? aplicação do método Delphi para o ano de 2030 . 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectplanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectViagens – Planejamento – Brasilpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Deseases)pt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectTravel - Planning - Brazilpt_BR
dc.subjectCoronavirus disease 2019pt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleO futuro das viagens corporativas no Brasil: aplicação do método Delphi para o ano de 2030pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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