FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
Tipo: Dissertação
Título: Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®
Autor(es): FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido
Primeiro Orientador: BARBERO, Edson Ricardo
Primeiro membro da banca: CAMPOS JÚNIOR, Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: WU, Marcio Jolhben
Resumo: O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura
Abstract: Game Based Learning has been gaining ground as a teaching method. Due to the scarcity of resources and time, this study aims to analyze how teachers read the application of the Monopoly® game for financial education of young people in higher education, taking advantage of the fact that it is the most appropriate board game for this purpose nowadays and, therefore, it is easier to find it and track people who have already played. Teachers and professionals from the business areas were interviewed regarding the elements of financial education and Game Based Learning that most stand out in the game, as well as the ideal period time for its application. The study demonstrates a qualitative research, exploratory nature and datas were collected from a semi-structured interview script. The results indicate that Challenge followed by Goals and Rewards were the elements on the Game Based Learning that most stands out in Monopoly®. Taking in consideration the financial education, the element that most stands out in the Monopoly® is Decision Making, followed by Investment. The ideal time frame to apply the game during classes does not follow a pattern. It was concluded that Game-Based Learning has several challenges to be used in universities, among them, cultural barriers and lack of infrastructure.
Palavras-chave: Finanças pessoais
Educação financeira
Finanças pessoais – Planejamento
Finance, Personal
Financial literacy
Financial literacy - Planning
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
Data do documento: 31-ago-2021
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIO APARECIDO FIGUEIRÓ.pdf319.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.