Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FIGUEIRÓ, Fabio Aparecido | - |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BARBERO, Edson Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6184493974682663 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS JÚNIOR, Henrique de | - |
dc.contributor.referee2 | WU, Marcio Jolhben | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T13:52:09Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28 | - |
dc.date.available | 2022-06-28T13:52:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/960 | - |
dc.description.resumo | O Game Based Learning vem ganhando espaço como método de ensino. Devido à escassez de recursos e tempo, este estudo tem por objetivo analisar de que forma os docentes interpretam o uso do jogo Monopoly® para educação financeira de jovens do ensino superior, aproveitando do fato de que se trata do jogo mais conhecido do mundo e, portanto, encontra-se uma maior facilidade em obtê-lo e pessoas que já o tenha jogado. Foram entrevistados professores e profissionais da área de negócio acerca dos elementos de educação financeira e Game Based Learning que mais se destacam no jogo, assim como o tempo ideal para sua aplicação. O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e os dados foram coletados a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista. Os resultados apresentaram que o elemento de Game Based Learning que mais se destaca no Monopoly® é o Desafio, seguido de Objetivos e Recompensas. Já o elemento de educação financeira mais presente no Monopoly® é a Tomada de Decisão, seguido de Investimento. O tempo ideal para aplicação do jogo não seguiu um padrão. Concluiu-se que o Game Based Learning possui grandes desafios para ser utilizados nas faculdades, dentre eles, barreiras culturais e de falta de infraestrutura | pt_BR |
dc.description.abstract | Game Based Learning has been gaining ground as a teaching method. Due to the scarcity of resources and time, this study aims to analyze how teachers read the application of the Monopoly® game for financial education of young people in higher education, taking advantage of the fact that it is the most appropriate board game for this purpose nowadays and, therefore, it is easier to find it and track people who have already played. Teachers and professionals from the business areas were interviewed regarding the elements of financial education and Game Based Learning that most stand out in the game, as well as the ideal period time for its application. The study demonstrates a qualitative research, exploratory nature and datas were collected from a semi-structured interview script. The results indicate that Challenge followed by Goals and Rewards were the elements on the Game Based Learning that most stands out in Monopoly®. Taking in consideration the financial education, the element that most stands out in the Monopoly® is Decision Making, followed by Investment. The ideal time frame to apply the game during classes does not follow a pattern. It was concluded that Game-Based Learning has several challenges to be used in universities, among them, cultural barriers and lack of infrastructure. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro Universitário Álvares Penteado | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | FECAP | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.relation.references | FIGUEIRÓ, Fábio Aparecido. Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly®. 32 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 . | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Finanças pessoais – Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Finance, Personal | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy - Planning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | pt_BR |
dc.title | Game based learning para educação financeira: o uso do jogo Monopoly® | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração de Empresas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.