FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/964
Tipo: Dissertação
Título: Saberes docentes: percepção e aquisição de saberes vivenciados por professores que atuam em IES do estado de São Paulo em período de pandemia da COVID-19
Autor(es): LIMA, Thais Candido de
Primeiro Orientador: KHATIB, Ahmed Sameer El
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de
metadata.dc.contributor.referee2: BARROS, Pedro Henrique de
Resumo: O presente trabalho apresenta como objetivo principal analisar as percepções dos docentes sobre os seus conhecimentos e os saberes presentes em casos da prática de ensino digital vivenciados por docentes que atuam em cursos da área de negócio oferecidos por IES brasileiras. Procurando identificar que tipos de saberes docentes e competências digitais foram mobilizadas para atender a necessidade de aprendizagem num contexto virtual gerado pela pandemia do COVID-19. Para tanto, foi efetuado uma pesquisa descritiva de característica quantitativa- qualitativa, cujos dados foram coletados de duas formas, a primeira foi por meio do questionário TPACK distribuído aos docentes das instituições selecionadas e a segunda por meio da entrevista efetuadas com um docente, que apresentou um caso de ensino em que houve a necessidade de utilização da ferramenta tecnológica para a resolução do conflito, que ocorreu durante período de pandemia do coronavírus. Com base no questionário distribuído aos docentes, foi possível observar que a maioria deles concordam que possuem os sete conhecimentos abordados pelo questionário TPACK e que são ditos como essenciais para o ensino nos tempos atuais. Na entrevista foi possível observar que para a solução do conflito narrado, houve a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos e tecnológico, conhecidos como primários, porém também houve a necessidade de desenvolver o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, para que o conflito informado no caso de ensino fosse solucionado de forma efetiva. Com base nos resultados obtidos de ambas as formas, é possível observar que os docentes das IES da cidade de São Paulo possuem os conhecimentos necessários para o ensino nos dias atuais e conseguiram mobilizar os seus saberes para resolver os conflitos apresentados em sala de aula, durante o período de ensino digital
Abstract: The main objective of this study is to analyze the perceptions of professors about their knowledge and knowledge present in cases of digital teaching practice experienced by professors who work in business courses offered by Brazilian College. Seeking to identify what types of teaching knowledge and digital skills were mobilized to meet the need for learning in a virtual context generated by the COVID-19 pandemic. For that, a descriptive research of quantitative-qualitative characteristic was carried out. The data were collected in two ways, the first was through the TPACK questionnaire distributed to the professors of the selected institutions and the second through an interview carried out with a professor, who presented a teaching case in which there was a need to use a technological tool to resolve the conflict, which occurred during the coronavirus pandemic period. Based on the questionnaire distributed to the professors, it was possible to observe that most of them agree that they have the seven knowledges covered by the TPACK questionnaire and that they are said to be essential for teaching nowadays. In the interview, it was possible to observe that, for the solution of the narrated conflict, there was a need to mobilize pedagogical and technological knowledge, known as primary, but there was also a need to develop the technological pedagogical knowledge of the content, so that the conflict informed in the case of teaching was effectively addressed. Based on the results obtained in both ways, it is possible to observe that the professors of HEIs in the city of São Paulo have the necessary knowledge for teaching today and were able to mobilize their knowledge to resolve the conflicts presented in the classroom during the digital teaching period
Palavras-chave: Professores – Formação - Brasil
Inovações educacionais
Aprendizagem
Teachers - In service training - Brazil
Educational innovations
Learning process
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/964
Data do documento: 21-dez-2021
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.