FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Thais Candido de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5868410016537130pt_BR
dc.contributor.advisor1KHATIB, Ahmed Sameer El-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342154115808776pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Juliano Augusto Orsi de-
dc.contributor.referee2BARROS, Pedro Henrique de-
dc.date.accessioned2022-08-11T20:54:15Z-
dc.date.available2022-08-11-
dc.date.available2022-08-11T20:54:15Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/964-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como objetivo principal analisar as percepções dos docentes sobre os seus conhecimentos e os saberes presentes em casos da prática de ensino digital vivenciados por docentes que atuam em cursos da área de negócio oferecidos por IES brasileiras. Procurando identificar que tipos de saberes docentes e competências digitais foram mobilizadas para atender a necessidade de aprendizagem num contexto virtual gerado pela pandemia do COVID-19. Para tanto, foi efetuado uma pesquisa descritiva de característica quantitativa- qualitativa, cujos dados foram coletados de duas formas, a primeira foi por meio do questionário TPACK distribuído aos docentes das instituições selecionadas e a segunda por meio da entrevista efetuadas com um docente, que apresentou um caso de ensino em que houve a necessidade de utilização da ferramenta tecnológica para a resolução do conflito, que ocorreu durante período de pandemia do coronavírus. Com base no questionário distribuído aos docentes, foi possível observar que a maioria deles concordam que possuem os sete conhecimentos abordados pelo questionário TPACK e que são ditos como essenciais para o ensino nos tempos atuais. Na entrevista foi possível observar que para a solução do conflito narrado, houve a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos e tecnológico, conhecidos como primários, porém também houve a necessidade de desenvolver o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, para que o conflito informado no caso de ensino fosse solucionado de forma efetiva. Com base nos resultados obtidos de ambas as formas, é possível observar que os docentes das IES da cidade de São Paulo possuem os conhecimentos necessários para o ensino nos dias atuais e conseguiram mobilizar os seus saberes para resolver os conflitos apresentados em sala de aula, durante o período de ensino digitalpt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze the perceptions of professors about their knowledge and knowledge present in cases of digital teaching practice experienced by professors who work in business courses offered by Brazilian College. Seeking to identify what types of teaching knowledge and digital skills were mobilized to meet the need for learning in a virtual context generated by the COVID-19 pandemic. For that, a descriptive research of quantitative-qualitative characteristic was carried out. The data were collected in two ways, the first was through the TPACK questionnaire distributed to the professors of the selected institutions and the second through an interview carried out with a professor, who presented a teaching case in which there was a need to use a technological tool to resolve the conflict, which occurred during the coronavirus pandemic period. Based on the questionnaire distributed to the professors, it was possible to observe that most of them agree that they have the seven knowledges covered by the TPACK questionnaire and that they are said to be essential for teaching nowadays. In the interview, it was possible to observe that, for the solution of the narrated conflict, there was a need to mobilize pedagogical and technological knowledge, known as primary, but there was also a need to develop the technological pedagogical knowledge of the content, so that the conflict informed in the case of teaching was effectively addressed. Based on the results obtained in both ways, it is possible to observe that the professors of HEIs in the city of São Paulo have the necessary knowledge for teaching today and were able to mobilize their knowledge to resolve the conflicts presented in the classroom during the digital teaching periodpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesLIMA, Thais Candido de. Saberes docentes : percepção e aquisição de saberes vivenciados por professores que atuam em IES do estado de São Paulo em período de pandemia da COVID-19. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores – Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeachers - In service training - Brazilpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleSaberes docentes: percepção e aquisição de saberes vivenciados por professores que atuam em IES do estado de São Paulo em período de pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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