FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Willian Crsistian de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7317041457374081pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA , Verônica de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951150564102888pt_BR
dc.contributor.referee1CHECON, Bianca Quirantes-
dc.contributor.referee2SLAVOV , Tiago Nascimento Borges-
dc.date.accessioned2023-01-16T19:50:43Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-01-16T19:50:43Z-
dc.date.issued2022-09-06-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/972-
dc.description.resumoA crise provocada pela pandemia da COVID-19 ocasionou efeitos devastadores em todos os setores da economia global, com destaque para o mercado de transporte aéreo, com redução drástica de voos e cancelamentos em massa, devido ao bloqueio da circulação de cidadãos entre países e estados de todo o globo. A hipótese desta pesquisa é que a pandemia da COVID-19 agravou a situação operacional e econômico-financeira das empresas do setor aéreo no mercado internacional, aumentando, portanto, a incidência de ressalvas de continuidade (going concern) nos seus relatórios de auditoria. Para testar esta hipótese, foi selecionada uma amostra de empresas de transporte aéreo com listagem primária ou secundária em bolsas de valores dos Estados Unidos disponíveis na base de dados Refinitiv Eikon (23 companhias). Para a análise, foram utilizados métodos mistos de pesquisa, contemplando análise de conteúdo, análise descritiva e análise inferencial. Foram analisados os relatórios de auditoria das companhias antes (anos de 2018 e 2019) e durante a pandemia (anos de 2020 e 2021) de modo a investigar se houve aumento na incidência de ressalvas de continuidade com a crise da COVID-19. Os resultados da análise de conteúdo indicam mudança de foco no conteúdo dos relatórios após a pandemia, refletindo preocupações mais específicas com o setor, enquanto os relatórios das empresas que apresentaram ressalva de continuidade apresentaram preocupações com a geração de receita e com os controles internos das empresas, havendo sobreposição nos temas recorrentes nos relatórios com problemas de continuidade e durante a pandemia. Finalmente, os resultados obtidos através da regressão logit apontam que a pandemia do COVID-19 aumentou significativamente a probabilidade de os relatórios de auditoria das empresas do setor aéreo internacional apresentarem citação de going concern, entretanto, as empresas com maior expectativa de mercado e tamanho sofreram menor impactos.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic crisis has had devastating effects on all sectors of the global economy, with emphasis on the air transportation market, with a drastic reduction in flights and mass cancellations, due to the lockdown policies restricting the movement of citizens between countries and states from across the globe. The hypothesis of this research is that the COVID-19 pandemic has aggravated the operation, economic, and financial situation of airline companies in the international market, therefore increasing the incidence of going concern citations in their audit reports. To test this hypothesis, we selected a sample of air transportation companies with primary or secondary listing on US stock exchanges available in the Refinitiv Eikon database (23 companies). For the analysis, we used mixed research methods, including content analysis, descriptive analysis, and inferential analysis. We analyzed the companies' audit reports before (2018 and 2019) and during the pandemic (2020 and 2021) in order to investigate whether the incidence of going concern citations has increased with the COVID-19 crisis. The results of the content analysis indicate a change of focus of the reports after the pandemic, reflecting more specific concerns with the air transportation sector, while the reports of the companies with going concern discuss revenue and companies' internal controls, with recurring themes in reports with going concern and during the pandemic overlapping. Finally, the logit regression results point out that the COVID-19 pandemic significantly increased the probability that the audit reports of companies in the international airline sector present a going concern citation, however, companies with larger market expectations and size suffered lower impacts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Willian Cristian de. Análise do impacto da covid-19 na continuidade operacional das empresas do setor aéreo internacional. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade da empresa – Auditoriapt_BR
dc.subjectAeronáutica – Voos – Auditoriapt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease) – Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectEnterprise liability - Auditingpt_BR
dc.subjectAeronautics - Voyages - Auditingpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease) - COVID-19 (Disease)pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.titleAnálise do impacto da covid-19 na continuidade operacional das empresas do setor aéreo internacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN CRISTIAN DE OLIVEIRA.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.