FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Guilherme Fidalgo-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARAKAT, Simone Ruchdi-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3825475026474241pt_BR
dc.contributor.referee1GABRIEL , Marcelo Luiz Dias da Silva-
dc.contributor.referee2GARCIA, Alexandre Sanches-
dc.date.accessioned2023-01-31T19:15:08Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-01-31T19:15:08Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/973-
dc.description.resumoAs empresas, ambicionando suprir as necessidades e expectativas de stakeholders, almejam demonstrar preocupação ambiental. Contudo, por trás desta aparente preocupação, muitas empresas ludibriam os investidores e o público: prática conhecida como greenwashing. Diante disto, o objetivo geral deste estudo é analisar a natureza e a evolução das práticas de greenwashing de empresas brasileiras e entender como os stakeholders denunciam essas práticas. Para atingir a finalidade da pesquisa, este estudo abordou os seguintes aspectos: (i) descrever as denúncias de greenwashing praticadas por empresas no Brasil; (ii) classificar as denúncias por tipo de greenwashing, (iii) criar uma nova tipologia adequada às preocupações dos stakeholders sobre o greenwashing no Brasil. A fonte analisada por este estudo são as denúncias de greenwashing realizadas perante o CONAR, (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), entre 2010 e 2021, em casos classificados como “Apelo de Sustentabilidade”; estas denúncias foram realizadas por consumidores, concorrentes ou pelo próprio CONAR. Os resultados deste estudo demonstraram que os principais tipos de denúncias estão relacionados a narrativas sem provas e a informações enganosas e inverdades de rótulos de produtos. Este trabalho contribui com a nova tipologia construída pelo autor, com uma abordagem renovadora, e poderá ser utilizada tanto para novos estudos no Brasil e no mundo.pt_BR
dc.description.abstractCompanies, aiming to meet the needs and expectations of stakeholders, aim to demonstrate environmental concern. However, behind this apparent concern, many companies deceive investors and the public: a practice known as greenwashing. Given this, the general objective of this study is to analyze the nature and evolution of greenwashing practices in Brazilian companies and understand how stakeholders denounce these practices. To achieve the purpose of the research, this study addressed the following aspects: (i) describe the complaints of greenwashing practiced by companies in Brazil; (ii) classify complaints by type of greenwashing, (iii) create a new typology suited to stakeholder concerns about greenwashing in Brazil. The source analyzed by this study is the complaints of greenwashing made before CONAR (National Council for Advertising Self-Regulation), between 2010 and 2021, in cases classified as “Sustainability Appeal”; these complaints were made by consumers, competitors or by CONAR itself. The results of this study showed that the main types of complaints are related to narratives without evidence and to misleading information and untruths on product labels. This work contributes to the new typology built by the author, with a renewing approach, and can be used both for new studies in Brazil and in the world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesNEVES, Guilherme Fidalgo. Greenwashing: uma análise das denúncias de stakeholders sobre os apelos de sustentabilidade das organizações . 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas - Publicidade enganosa – Sustentabilidadept_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectVeracidade e Falsidade – Sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnterprises - Misleading advertising - Sustainabilitypt_BR
dc.subjectTruthfulness and falsehood - Sustainabilitypt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleGreenwashing: uma análise das denúncias de stakeholders sobre os apelos de sustentabilidade das organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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