FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorKOZA, Felipe Kenith-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157228252406202pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Verônica de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951150564102888pt_BR
dc.contributor.referee1YOSHINAGA, Claudia Emiko-
dc.contributor.referee2WU, Marcio Jolhben-
dc.date.accessioned2023-03-04T13:04:49Z-
dc.date.available2023-03-04-
dc.date.available2023-03-04T13:04:49Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/978-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito da pandemia da Covid-19 no underpricing das ofertas públicas iniciais realizadas no mercado brasileiro. Para tanto, optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa, utilizando modelos de regressão linear e estatística descritiva, comparando as emissões durante a pandemia (2020 e 2021) com o período pré-pandemia (2010 a 2019). A partir de uma amostra de 113 ofertas públicas inicias realizadas entre 2010 a 2021, foram coletadas informações de caractetisticas das empresas, da oferta e do coordenador líder. Verificou-se que as empresas pré-pandemia vieram a mercado mais preparadas do ponto de vista de estrutura de capital, tempo de atuação, índices de rentabilidade e com fundos de participação em sua base acionária. Já as empresas que abriram seu capital durante a pandemia tinham uma maior alavancagem, maior nível de gorvernança corporativa e exigiram maiores volumes financeiros por oferta. Em seguida, foram realizadas regressões lineares a fim de medir o impacto da pandemia (e o medo relacionado a ela) no fenômeno do underpricing. Foi constatado que se a variavel (dummy) de pandemia passa de 0 para 1 o underpricing aumenta em 10,23% e que o medo da pandemia é estatisticamente significante e positivo, indicando que quanto maior o medo, maior o underpricing das ofertas. Portanto, devido à maior incerteza trazida pela pandemia, o estudo conlui que as ofertas realizadas nesse período apresentaram maior underpricing como forma de compensar o risco tomado pelos investidores.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the effect of the Covid-19 pandemic on the underpricing of the inicial public offerings in the Brazilian market. To do so, we chose a quantitative research approach, using linear regression models and descriptive statistics to compare the offerings during the pandemic (2020 and 2021) and before the pandemic (2010 to 2019). Using a sample of 113 initial public offerings between 2010 and 2021, we collected information on the characteristics of the companies, the offerings, and the underwritter. We found that pre-pandemic companies came to the market more prepared from the point of view of capital structure, operating time, profitability indexes, and with equity funds in their shareholders base. Companies that went public during the pandemic had greater leverage, a higher level of corporate governance, and required greater financial volumes per offering. Next, we performed linear regressions in order to meansure the impact of the pandemic (and the fear related to it) on the phenomenon of underpricing. The results show that if the pandemic (dummy) variable goes from 0 to 1, the underpricing increases by 10,23%, and that the fear of the pandemic is statistically significant and positive, indicating the greater the fear, the greater the underpricing. Therefore, due to the greater uncertainty brought about by the pandemic, the study concludes that the offerings during the pandemic presented greater underpricing as a way of offsetting the risk taken by investors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesKOZA, Felipe Kenith. Underpricing: um estudo dos Initial Public Offerings (IPO) durante a pandemia da COVID-19 no mercado brasileiro . 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2022 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease) - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectCapital marketpt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectMoney marketpt_BR
dc.subjectCOVID-19 virus disease - Economic aspectspt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleUnderpricing: um estudo dos Initial Public Offerings (IPO) durante a pandemia da COVID-19 no mercado brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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