FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Estudo sobre o comportamento do acionista quanto a responsabilidade e irresponsabilidade social da empresa em relação aos demais Stakeholders
Autor(es): NEMEC, Fernando
Primeiro Orientador: SILVA, Vinicius Augusto Brunassi
Primeiro membro da banca: GALLUCCI NETTO, Humberto
metadata.dc.contributor.referee2: BARAKAT, Simone Ruchdi
Resumo: Esse trabalho investigou como o acionista reage frente às ações de responsabilidade ou irresponsabilidade social de suas empresas, que tenham sido noticiadas pela imprensa. Foram pesquisadas mais de 64 mil notícias sobre as empresas estudadas e selecionados 1.602 textos que noticiavam ações de responsabilidade ou irresponsabilidade social. Para cada evento, investigou-se os stakeholders afetados, utilizando para tanto a Teoria de Stakeholders e a Teoria da Performance Social Corporativa (CSP) Além dos stakeholders, o estudo também classificou os eventos por assunto relacionado a responsabilidade ou irresponsabilidade social, setor e a forma como a empresa é citada na matéria, isto é, se a mesma era o personagem principal da notícia e se a menção ocorria no título ou no lide. Com essas informações, foi calculado o retorno anormal acumulado (CAR), em diferentes janelas de evento, e analisado o retorno anormal acumulado médio (CAAR) de cada stakeholder, setor e forma de menção da empresa, buscando evidências que pudessem explicar o comportamento do acionista em relação às ações socialmente responsáveis ou irresponsáveis. O estudo encontrou evidências de que o preço das ações das empresas reagem negativamente e mais expressivamente em relação às ações de irresponsabilidade social que afetam o meio ambiente e a comunidade/sociedade.
Abstract: This work investigated how shareholders react to press reported actions of social responsibility or irresponsibility of their companies. More than 64,000 news articles about public companies were researched and 1,602 texts discussing socially responsible or irresponsible actions were selected. For each event, the affected stakeholders were investigated, using the Theory of Stakeholders and the Theory of Corporate Social Performance (CSP). In addition to the stakeholders, the study also classified the events by subject related to social responsibility or irresponsibility, sector and the way the company is mentioned in the article, that is, if it was the main character of the news and if the mention occurred in the title or in the lead. With this information, the cumulative abnormal return (CAR) was calculated in different event windows and the cumulative average abnormal returns (CAAR) of each stakeholder, sector and company mention were analyzed, seeking evidence that could explain the shareholder's behavior in relation to socially responsible or irresponsible actions. The study found evidence that companies’ stock prices react negatively and more expressively in relation to socially irresponsible actions that affect the environment and the community/society.
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Stakeholders
Ética empresarial
Empresas – Estudo de casos
Social responsibility of industry
Stakeholders
Business ethics
Business enterprises - Case studies
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Centro Universitário Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/980
Data do documento: 27-fev-2023
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