FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEMEC, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8080430099640016pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Vinicius Augusto Brunassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8277992611885243pt_BR
dc.contributor.referee1GALLUCCI NETTO, Humberto-
dc.contributor.referee2BARAKAT, Simone Ruchdi-
dc.date.accessioned2023-05-23T20:00:02Z-
dc.date.available2023-05-23-
dc.date.available2023-05-23T20:00:02Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/980-
dc.description.resumoEsse trabalho investigou como o acionista reage frente às ações de responsabilidade ou irresponsabilidade social de suas empresas, que tenham sido noticiadas pela imprensa. Foram pesquisadas mais de 64 mil notícias sobre as empresas estudadas e selecionados 1.602 textos que noticiavam ações de responsabilidade ou irresponsabilidade social. Para cada evento, investigou-se os stakeholders afetados, utilizando para tanto a Teoria de Stakeholders e a Teoria da Performance Social Corporativa (CSP) Além dos stakeholders, o estudo também classificou os eventos por assunto relacionado a responsabilidade ou irresponsabilidade social, setor e a forma como a empresa é citada na matéria, isto é, se a mesma era o personagem principal da notícia e se a menção ocorria no título ou no lide. Com essas informações, foi calculado o retorno anormal acumulado (CAR), em diferentes janelas de evento, e analisado o retorno anormal acumulado médio (CAAR) de cada stakeholder, setor e forma de menção da empresa, buscando evidências que pudessem explicar o comportamento do acionista em relação às ações socialmente responsáveis ou irresponsáveis. O estudo encontrou evidências de que o preço das ações das empresas reagem negativamente e mais expressivamente em relação às ações de irresponsabilidade social que afetam o meio ambiente e a comunidade/sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigated how shareholders react to press reported actions of social responsibility or irresponsibility of their companies. More than 64,000 news articles about public companies were researched and 1,602 texts discussing socially responsible or irresponsible actions were selected. For each event, the affected stakeholders were investigated, using the Theory of Stakeholders and the Theory of Corporate Social Performance (CSP). In addition to the stakeholders, the study also classified the events by subject related to social responsibility or irresponsibility, sector and the way the company is mentioned in the article, that is, if it was the main character of the news and if the mention occurred in the title or in the lead. With this information, the cumulative abnormal return (CAR) was calculated in different event windows and the cumulative average abnormal returns (CAAR) of each stakeholder, sector and company mention were analyzed, seeking evidence that could explain the shareholder's behavior in relation to socially responsible or irresponsible actions. The study found evidence that companies’ stock prices react negatively and more expressively in relation to socially irresponsible actions that affect the environment and the community/society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.departmentCentro Universitário Álvares Penteadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFECAPpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.relation.referencesNEMEC, Fernando. Estudo sobre o comportamento do acionista quanto a responsabilidade e irresponsabilidade social da empresa em relação aos demais Stakeholders. 2023. 55 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023 .pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectEmpresas – Estudo de casospt_BR
dc.subjectSocial responsibility of industrypt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectBusiness ethicspt_BR
dc.subjectBusiness enterprises - Case studiespt_BR
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleEstudo sobre o comportamento do acionista quanto a responsabilidade e irresponsabilidade social da empresa em relação aos demais Stakeholderspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.