FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Paulo Ricardo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328771012168032por
dc.contributor.advisor1IIUZUKA, Edson Sadao-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1786518174947606por
dc.contributor.referee1SILVA, Wesley Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9982121532266721por
dc.contributor.referee2PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.date.accessioned2016-04-12T23:09:48Z-
dc.date.issued2015-09-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Paulo Ricardo da. Inovação no ensino e aprendizagem em finanças: análise da literatura entre 2005 e 2015. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/699-
dc.description.resumoEm 2012, de acordo com Censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)(2012) o Brasil tinha 2.416 IES e mais de sete milhões de alunos matriculados. Somente considerando os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (exemplos de cursos nos quais as matérias de Finanças são ensinadas), foram identificados mais de dois mil e seiscentos cursos. Existe escassez de pesquisas voltadas para ensino e aprendizagem em finanças,consequentemente, este estudo explora a inovação nas práticas didáticas e pedagógicas do ensino em finanças.Considerandoa escassez de artigos em língua portuguesa publicados sobre o tema, optou-se por realizar uma análise bibliométrica em dois periódicos estrangeiros no período de 2005 a 2015. Com 83 artigos selecionados que estão relacionados diretamente com o tema, os principais resultados apontam: (i) não necessariamente o processo de inovação no ensino eaprendizagem de finanças está ligado diretamente à utilização de métodos tecnológicos, encontram-se as abordagens Cognitivista ou Humanista que estão ligadas à utilização de técnicas pedagógicas dentro ou fora da sala de aula; (ii) neste estudo, são apresentados os autores mais utilizados pelos pesquisadores edemonstram-se, também, técnicas como: Aprendendo na Prática, Trabalho em Equipe, Utilização de Planilhas Eletrônicas, Ferramentas Online, entre outras, como sendo as mais utilizadas pelos pesquisadores; (iii) neste estudo. são apresentadas técnicas de ensino, porém, sem qualificar qual técnica é a melhor ou pior, e sim demonstrando que existem abordagens inovadoras que professores, gestores universitários ou outros interessados no tema podem aplicar com os alunos.por
dc.description.abstractIn 2012, according to Census conducted by the “InstitutoNacional de Estudos e PesquisasEducacionaisAnísio Teixeira” (INEP)(2012), Brazil had 2,416 IES and more than seven million students enrolled. Only considering the Administration, Accounting and Economics courses (examples of courses in which finance subjects are taught), more than two thousand and six hundred courses were identified. There is a lack of research focused on teaching and learning in finance, hence this study explores innovation in teaching and pedagogical practices of education in finance. Considering the shortage of articles published in Portuguese about this subject, it was decided to carry out a bibliometric analysis in two international journals from 2005 to 2015. With 83 selected articles that are directly related to the theme, the main results show: (i) not necessarily the process of innovation in teaching and learning of finance is linked directly to the use of technological methods, Cognitive and Humanist approaches are linked to pedagogical techniques that can be used inside or outside the classroom; (ii) in this study the authors mostly used by researchers are presented, also demonstrates techniques like: Learning in Practice, Teamwork, Using Spreadsheets, Online tools, among others as the most used by researchers; (iii) in this study are presented teaching techniques, but without qualifying which technique is better or worse, but to show that there are innovative approaches that teachers, university administrators and other interested in the topic can apply with students.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.relation.referencesCOSTA, Paulo Ricardo da. Inovação no ensino e aprendizagem em finanças: análise da literatura entre 2005 e 2015. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFinance - Study and teaching (Higher). Bibliometrics - Finance - Brazil. Learning - Finance - Case studies.eng
dc.subjectFinanças - Estudo e ensino (Superior). Bibliometria - Finanças - Brasil. Aprendizagem - Finanças - Estudo de casos.por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleInovação no ensino e aprendizagem em finanças: análise da literatura entre 2005 e 2015.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Ricardo_da_Costa.pdf525.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons