FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil
Autor(es): Sant’Anna Junior, Rubens
Primeiro Orientador: BARBERO, Edson Ricardo
Primeiro membro da banca: OZAKI, Adalton
metadata.dc.contributor.referee2: CONTANI, Eduardo
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é examinar, com um estudo empírico, se os impactos da Capacidade Implantação-TI estão positivamente associados à vantagem competitiva nas empresas brasileiras. O estudo utiliza o modelo conceitual de pesquisa proposto por Tian et al. (2009). Como partes deste estudo são revistos, dentre eles alguns dos principais conceitos teóricos da Visão Baseada em Recursos, estabelece-se um elo entre esses conceitos e a explicação da vantagem competitiva, identificando-se e investigando-se os três constructos que compõem a Capacidade Implantação-TI: Flexibilidade Estratégica, Parceria de Negócio e Alinhamento do Negócio. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados empregado foi um Survey, utilizando-se a escala Likert com 7 pontos de Link eletrônico, disponível na Internet através do site Monkey Survey. O estudo utilizou como critério de população empresas nacionais ou internacionais sediadas no Brasil, de capital aberto ou fechado, e seus diversos segmentos, sendo que a amostra envolveu as funções de: CEOs, Diretores, Gerentes e Coordenadores que estavam ligados à área de Tecnologia da Informação nas empresas onde colaboram. Foram enviados 320 e-mails, obtendo-se 192 respostas. Desse total, foram selecionadas 108 respostas com o perfil desejado da pesquisa. Para proporcionar garantia ao estudo, foi utilizado o instrumento estatístico de validação, no qual foram realizados os testes de análise fatorial exploratória (AFE) e regressões lineares múltiplas (RLM). Os resultados mostraram que os constructos Flexibilidade Estratégica e Parceria de Negócio estão positivamente associados à percepção dos impactos da Tecnologia da Informação na vantagem competitiva, enquanto o constructo Alinhamento do Negócio não apresentou resultados significativos, corroborando os estudos realizados por Tian et al. (2009) nas empresas chinesas.
Abstract: We examine with an empirical study the hypothesis that the IT Deployment Capabilities impacts are positively associated with competitive advantage in Brazilian companies. The study uses the conceptual research model proposed by Tian et al. (2009). As part of this study, some of the main theoretical concepts of Resource Based View are reviewed, establishing a link between these concepts and the explanation about competitive advantage. The three constructs that set up the IT Deployment Capabilities are identified and investigated: Strategic Flexibility Partnership Business and Business Alignment. This is a descriptive exploratory research with a quantitative approach. The data collection instrument answered by the employees was a survey with a 7-point Likert scale available through Electronic Link on the Internet, using the website Survey Monkey. The study used public or private companies, national or international companies headquartered in Brazil as criteria for population, within various segments, and sample included the following functions: CEOs and Directors, Managers and Coordinators working at Information Technology areas in their companies. 320 e-mails were sent, yielding 192 responses. Of these 108 were selected as surveys with the desired research profile. To provide validation to the study, a statistical tool validation was used performing exploratory factor analysis tests (FAT) and multiple linear regression (MLR). The results showed that the constructs Strategic Flexibility and Business Partnership are positively associated with the perception of the impact of information technology competitive advantage, while the construct Business Alignment had no significant results to corroborate the studies by Tian et al. (2009) in Chinese companies.
Palavras-chave: Management information systems - Decision making - Case studies. Information technology - Management. Management information systems - Competition.
Sistemas de informação gerencial – Processo decisório – Estudo de caso. Tecnologia da informação – Administração. Sistema de informação gerencial – Concorrência.
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de empresa
Citação: Sant’Anna Junior, Rubens. Capacidade implantação-TI e vantagem competitiva: um estudo exploratório no Brasil. 2015.44 f. Dissertação( Mestrado em Administração de empresa) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/701
Data do documento: 30-out-2015
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