Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/702
Tipo: | Dissertação |
Título: | Docência no Ensino Superior: um perfil dos saberes que fundamentam a prática pedagógica de docentes que atuam em cursos de Ciências Contábeis |
Autor(es): | FRAUCHES, Patrícia Fernandes |
Primeiro Orientador: | SLOMSKI, Vilma Geni |
Primeiro membro da banca: | TAVARES, Cristina Zukowsky |
metadata.dc.contributor.referee2: | PEREIRA, Anisio Candido |
Resumo: | O estudo da profissão docente tem sido objeto de investigação em diferentes contextos, dentre as distintas possibilidades de abordagem desta temática, destaca-se nos últimos anos, as reflexões que procuram compreender a genealogia dessa profissão, isto é, que conhecimentos e saberes que ela demanda. Esta pesquisa teve como objetivo geral delinear um perfil dos saberes que fundamentam a prática pedagógica de docentes que atuam em um curso de ciências contábeis oferecido por uma IES do estado de São Paulo, procurando identificar que tipo de conhecimentos permeiam as ações dos docentes em sala de aula universitária bem como os saberes que ali se manifestam. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e analisados por meio da análise de conteúdo para as questões livres e da estatística para as questões estruturadas. Constatou-se que os saberes que fundamentam a prática pedagógica dos docentes investigados estão relacionados com a capacidade de selecionar um tópico do conteúdo da disciplina ministrada e de fazer conexões com o objetivo e a metodologia de ensino, bem como utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação da aprendizagem dos alunos. Entretanto, não ficaram destacados nos relatos das aulas, quais foram os critérios estabelecidos nos processos avaliativos utilizados. Por outro lado, destaca-se, como predominante do conhecimento prático destes docentes, o conhecimento do conteúdo específico da disciplina ministrada e da sua didática especifica, o qual permite ao professor buscar formas de tornar o conteúdo compreensível aos alunos. Conclui-se assim, que o saber prático, construído na ação dos docentes caracteriza-se por um saber existencial, social e pragmático permeado por crenças, valores e princípios éticos decorrentes das suas trajetórias e vivências, na profissão contábil, na docência e acentuadamente, do contexto onde atuam. |
Abstract: | The study of the teaching profession has been the subject of research in different contexts, among the different approach of possibilities this theme stands out in recent years, the reflections that seek to understand the genealogy of the profession, that is, knowledge and expertise that it demands. This research aimed to outline a profile of the knowledge underlying the pedagogical practices of teachers who work in an accountancy course offered by a university in the state of Sao Paulo, trying to identify what kind of knowledge permeate the actions of teachers in room college tuition as well as the knowledge that there are manifest. To this end, we carried out an exploratory study of qualitative approach. Data were collected through an online form and analyzed using content analysis to the free issues and statistics for the structured questions. It was found that the knowledge underlying the pedagogical practice of the investigated teachers are related to the ability to select a topic from the given subject content and make connections with the goal and the teaching methodology and use assessment instruments and procedures student learning. However, they were not highlighted in the reports of the classes, what are the criteria in the evaluation processes used. On the other hand, it stands out as the predominant practical knowledge of these teachers, knowledge of the specific content of the given discipline and its teaching specifies, which allows the teacher to find ways to make the content understandable to students. It follows therefore that the practical knowledge, built on the action of teachers is characterized by a knowledge existential, social and pragmatic permeated by beliefs, values and ethical principles arising from their trajectories and livings, the accounting profession, the teaching and sharply the context in which they operate. |
Palavras-chave: | Accounting - Study and teaching (Higher). Universities and colleges - Faculty - São Paulo. Teachers - In-service training - São Paulo. Learning Contabilidade – Estudo e ensino (Superior). Universidades e faculdades – Corpo docente – São Paulo. Professores – Formação – São Paulo. Aprendizagem. |
CNPq: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | FECAP |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Citação: | FRAUCHES, Patrícia Fernandes. Docência no Ensino Superior: um perfil dos saberes que fundamentam a prática pedagógica de docentes que atuam em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 150 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/702 |
Data do documento: | 25-nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons