Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/703
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepções de professores de contabilidade governamental sobre as condições de ensino e necessidade da disciplina em cursos de ciências contábeis da região metropolitana da baixada santista |
Autor(es): | SANCHEZ, André Felipe de Carvalho |
Primeiro Orientador: | PELEIAS, Ivam Ricardo |
Primeiro membro da banca: | SLOMSKI, Valmor |
metadata.dc.contributor.referee2: | SLOMSKI, Vilma Geni |
Resumo: | Devido a Contabilidade Governamental Brasileira convergir às IPSAS, criaram-se diversas normas, impactando Demonstrativos e Subsistemas. Entretanto, existem aspectos conflitantes e as IES devem preparar o egresso com conhecimentos necessários. Isso posto, esta pesquisa objetiva identificar a percepção dos professores de contabilidade governamental sobre as condições de ensino e necessidade da disciplina em Cursos de Ciências Contábeis na região da Baixada Santista. No alcance deste, realizaram-se: pesquisa exploratória, qualitativa, técnicas de coleta de dados de entrevista e análise documental. Na amostra, 7 docentes que lecionaram a disciplina em 7 cursos de ciências contábeis nas IES da região em 2015. Solicitou-se os planos de ensino aos 7 docentes. Os resultados demonstraram que 42,85% são Contadores, 42,85% possuem Mestrado, 71,42% tem até 6 anos de experiência. Nas estratégias de ensino e avaliação, aula expositiva e exercícios foram os mais mencionados. Todos utilizam provas, exercícios práticos e trabalhos. Na carga horária, 71,42%, relatam insuficiência. Quanto a bibliografia, falta autonomia dos professores, a maioria utiliza planos desatualizados. Quanto às NBCT16, 57,14%, dizem considerar no programa. Na última questão, buscou-se aprofundar o conteúdo lecionado, 100% não abordam diferenças entre MCASP e IPSAS, 42,85% abordam subsistemas atuais e aspectos patrimoniais. Conclui-se e recomenda-se, planos alterados semestralmente, inclusão de fontes, autonomia do docente na elaboração do plano, ampliação da carga horária e ampliação de conteúdo quanto ao MCASP/IFAC/NBCT16. Embora há a afirmação de todos os professores de que o conteúdo aplicado atende as exigências dos concursos para Contador, os resultados demonstram necessidade em ampliar os conhecimentos necessários aos discentes. |
Abstract: | The Government Accounting Brazilian converges IPSAS, were created several standards, impacting Demonstrative and Subsystems. Meantime, there are conflicting aspects and HEI are to prepare the graduate with skills required. Having that said, this research objective to identify the perception of teachers of the Government Accounting about the teaching conditions and the need in Courses of Accounting in the Baixada Santista region. Was conducted exploratory and qualitative research; data collection techniques were interview and document analysis. Were taken sample, 7 teachers who teach the discipline in 7 courses in accounting sciences in HEI in the region in 2015. It requested the teaching plans to 7 teachers. The results showed that 42.85% are accountants, 42.85% has Masters, 71.42% have up to 6 years of experience. In teaching strategies and evaluation, expositive classes and exercises were the most mentioned. All use tests, practical exercises and assignments. Regarding workload, 71.42% have reported failure. As for literature, lack autonomy of teachers, most use outdated plans. As for NBCT16, 57.14% say they consider the program. About the last question, it was sought to go deeper concerning what´s taught, 100% do not address differences between MCASP and IPSAS, 42,85% use the current subsystems and property aspects. It got to the conclusion and, it´s recommended, changing plans after 6 months, sources´ inclusion teacher autonomy in preparing the plan, expansion of the workload and expansion of content regarding on MCASP / IFAC / NBCT16. Though there´s an affirmation from all teachers that applied content so far meets the demands of the contests for Accountant, the results demonstrate that there are need to expand the expertise to students. |
Palavras-chave: | Accounting - Study and teaching - Baixada Santista (SP). Education - Curricula - Baixada Santista (SP). Finance public - Study and teaching (Higher). Contabilidade – Estudo e ensino - Baixada Santista (SP). Currículos – Educação - Baixada Santista (SP). Contabilidade pública - Estudo e ensino (Superior). |
CNPq: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | FECAP |
Sigla da Instituição: | FECAP |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado em Ciências Contábeis |
Citação: | SANCHEZ, André Felipe de Carvalho. Percepções de professores de contabilidade governamental sobre as condições de ensino e necessidade da disciplina em cursos de ciências contábeis da região metropolitana da baixada santista. 2016. 237 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/703 |
Data do documento: | 30-mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons