FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Hábitos financeiros de universitários: estudo em três instituições de ensino superior de massa de São Paulo
Autor(es): AUGUSTO, Rafael Sandini
Primeiro Orientador: IIUZUKA, Edson Sadao
Primeiro membro da banca: SAITO, Andre Taue
metadata.dc.contributor.referee2: BARBERO, Edson Ricardo
Resumo: Este estudo trata dos hábitos financeiros de estudantes universitários, que estudam em Instituições de Ensino Superior de Massa. O objetivo, foi averiguar o conhecimento financeiro e a prática financeira de jovens universitários que frequentam três universidades de massa na cidade de São Paulo - SP. Participaram do estudo 426 alunos que responderam ao questionário. Como foi observado neste estudo a amostra não demonstrou um comportamento homogêneo e apresentou indícios da utilização de princípios da educação financeira, tais como, a conferência da fatura de cartões de credito realizada por 62,44% dos jovens, 62,91% tem a rotina de pagar as contas em dia e 66,9% tem o habito de comparar o preço antes de realizar uma compra, porem também apresentam características contrarias a estes princípios como a não comparação da taxa de juros entre as opções de compra a prazo, identificada em 56,34% da amostra, 50,46% apresentaram tendências a realizar compras por impulso, o que demonstra fortes indícios da não alfabetização dos jovens universitários de massa. Ainda é possível observar um percentual significativos de jovens que se mostram a margem da utilização dos princípios de educação financeira, pois apresentam hábitos contrários a tais, como a utilização do limite do cheque especial constatado em 11,03%, o empréstimo do nome à terceiros relatados por 28% dos entrevistados e a incidência de 30,04% já tiveram seu nome cadastrado nos serviços de proteção ao credito. O trabalho se torna relevante para os gestores das instituições de ensino pesquisadas, pois poderá orientá-los na implementação de programas de educação financeira para os alunos, visando tornar estes jovens mais capacitados para a tomada de decisões financeiras, contribuindo na redução da evasão e inadimplência desses alunos, uma vez que passaram a planejar seus gastos e a distribuir sua renda de acordo com suas demandas pessoais.
Abstract: This study deals with the financial habits of college students, studying in Mass Higher Education Institutions. The aim was to ascertain the financial knowledge and financial practice of university students who attend three mass universities in São Paulo - SP. The study included 426 students who responded to the questionnaire. As noted in the study, the sample did not show a homogeneous behavior and also provided some evidence of the use of principles of financial education, such as the invoice conference credit cards held by 62.44% of young people, 62.91% have routine to pay the bills on time and 66.9% have the habit of comparing prices before making a purchase, however they also have contrary characteristics to these principles as no comparison in interest rates between the forward options, identified in 56.34% of the sample, 50.46% had a tendency to make impulse purchases, which shows strong evidence of non-literacy of mass university students. It is still possible to observe a significant percentage of young people who show the margin of use of the principles of financial education, they present contrary habits such as the use of overdraft limit found in 11.03%, the third party the name of the loan reported by 28% of respondents and the incidence of 30.04% already had their name registered in the credit protection services. The work is relevant to managers of the surveyed educational institutions, as this could guide them in implementing financial education programs for students, to make them more qualified young people for making financial decisions, contributing to the reduction of evasion and delinquency of these students since they began to plan their spending and to distribute their income according to your personal demands.
Palavras-chave: College students - Finance, Personal- Brazil. Financial literacy - Brazil. Financial literacy - Study and teaching (Higher) - Case studies.
Estudantes universitários - Finanças pessoais – Brasil. Educação financeira – Brasil. Educação financeira – Ensino superior - Estudo de casos.
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citação: AUGUSTO, Rafael Sandini. Hábitos financeiros de universitários: estudo em três instituições de ensino superior de massa de São Paulo. 2015. 123 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/706
Data do documento: 27-ago-2015
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