FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASTOS, Alberto Messias Rodrigues-
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1ARAUJO, Adriana Maria Procópio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907440088436844por
dc.contributor.referee3WEFFORT, Elionor Farah Jreige-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350por
dc.date.accessioned2016-12-01T15:32:22Z-
dc.date.issued2016-09-05-
dc.identifier.citationBASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand, analyze and describe the perception of accounting expertise of teachers in Accounting courses in higher education institutions in the city of São Paulo, on interdisciplinarity and its importance in the formation of counters. To achieve the goal, it was used in a first stage, the exploratory study through documentary and bibliographic research, summarizing what has been researched, findings and conclusions agreed. The second stage had consisted in data collection, which occurred through semi-structured interviews involving accounting expertise teachers. This last step involved a sample of four higher education institutions providing the course in Accounting in classroom mode in São Paulo, and aimed to determine whether the interdisciplinariade is known and practiced by teachers and if they perceive their purpose in teaching practice. The results showed that the IES approach interdisciplinarity in the pedagogical project of the course, following the guidelines of Resolution (CNE / CES) No. 10/2004. The information obtained in the interviews, confirm the existing literature, as interdisciplinarity be important in the formation of the counter, although its practice occurs modestly, showing that there is a gap between the spoken and effectively practiced by the teachers interviewed.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentEscola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectForensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.eng
dc.subjectPerícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titleA percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alberto Messias Rodrigues Bastos. .pdf919.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons