Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BASTOS, Alberto Messias Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1 | PELEIAS, Ivam Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 | por |
dc.contributor.referee1 | ARAUJO, Adriana Maria Procópio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3907440088436844 | por |
dc.contributor.referee3 | WEFFORT, Elionor Farah Jreige | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3929537799335350 | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-01T15:32:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-05 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research is to understand, analyze and describe the perception of accounting expertise of teachers in Accounting courses in higher education institutions in the city of São Paulo, on interdisciplinarity and its importance in the formation of counters. To achieve the goal, it was used in a first stage, the exploratory study through documentary and bibliographic research, summarizing what has been researched, findings and conclusions agreed. The second stage had consisted in data collection, which occurred through semi-structured interviews involving accounting expertise teachers. This last step involved a sample of four higher education institutions providing the course in Accounting in classroom mode in São Paulo, and aimed to determine whether the interdisciplinariade is known and practiced by teachers and if they perceive their purpose in teaching practice. The results showed that the IES approach interdisciplinarity in the pedagogical project of the course, following the guidelines of Resolution (CNE / CES) No. 10/2004. The information obtained in the interviews, confirm the existing literature, as interdisciplinarity be important in the formation of the counter, although its practice occurs modestly, showing that there is a gap between the spoken and effectively practiced by the teachers interviewed. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FECAP | por |
dc.publisher.department | Escola de Comércio Álvares Penteado | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | FECAP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Ciências Contábeis | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching. | eng |
dc.subject | Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | por |
dc.title | A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons