FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Ana Lucia de Souza-
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1NUNES, Simone Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3716255889958071por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Ronaldo Frois de-
dc.date.accessioned2016-12-30T19:03:55Z-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Lucia de Souza. Estudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores. 2016.90 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/721-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a consistência entre o Projeto Político Pedagógico, a legislação pertinente ao ensino superior no Brasil e as práticas docentes, por meio do olhar do coordenador e dos docentes de um curso de graduação de Ciências Contábeis da cidade de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi o método selecionado. Em uma primeira etapa, foi usado um roteiro de entrevista com o coordenador do curso e, em uma segunda etapa, com os professores. Os resultados da primeira etapa apontam que, na visão do coordenador, a noção de competências é tratada desde o primeiro dia do curso e em todas as disciplinas de formação: básica, profissional e teórico-prática. Os resultados da segunda etapa apontam que, apesar de trabalharem a noção de competências, a maioria dos docentes não conhece o conceito de pedagogia por competências, mas aplicam esse conceito, embora não conheçam a teoria. Também constatou que o projeto político pedagógico contempla as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.por
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze the consistency between the Teaching Project, the legislation relevant to the university education in Brazil, and the teaching practices, in the view of the coordinator and professors from an Accounting Sciences graduation course in the city of São Paulo. It was a qualitative research. Firstly, it was applied an interview scrip. Secondly, with the professors. The results from the first stage show that, according to the coordinator, the competency approach is dealt with since the beginning of the course, and in all disciplines: basic, professional, theoretical and practical. The results from the second stage show that, despite working the competency approach, most professors do not know the concept of competency-based education, but apply this concept, although not knowing the theory. This stage also verified that the Teaching Project is in accordance with the National Curricular Guidelines.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comercio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducation, Higher - Research. Education - Curricula. Core competencies.eng
dc.subjectEnsino superior - Pesquisa. Currículos. Competênciaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titleEstudo da percepção sobre a noção de competências no projeto político pedagógico em um curso superior de Ciências Contábeis sob o olhar do Coordenador e dos Professores.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia de Souza Dias.pdf576.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons