FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbagallo, Luiz Antonio-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Raquel de Freitas-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Vinícius Augusto Brunassi da-
dc.contributor.referee1Garber, Gabriel-
dc.contributor.referee2Silveira, Héber Pessoa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5077083897466132por
dc.date.accessioned2017-06-05T17:22:42Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.citationBarbagallo, Luiz Antonio. Conhecimento e comportamento financeiro de jovens adultos: um estudo com alunos de faculdades da cidade de São Paulo. 2016. 61 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/729-
dc.description.resumoA busca pelo entendimento dos fatores que influenciam as pessoas em suas decisões financeiras tem sido uma constante em diversos trabalhos acadêmicos em vários países. Mesmo considerando as características de cada país, diversos pontos em comum têm sido identificados nos estudos para explicar o comportamento financeiro das pessoas. No Brasil, o tema educação e comportamento financeiro ganha cada vez mais espaço, pois a melhora da condição de vida da população nos últimos anos trouxe para o mercado um contingente expressivo de pessoas, e dentro deste cenário, um olhar sobre os jovens adultos torna-se importante na medida em que essa faixa da população começa a se envolver em decisões financeiras, tais como a compra de um veículo, de um imóvel, ou a formação de uma reserva para emergências. Para entender o comportamento financeiro desses jovens, este trabalho faz uma replicação do estudo de De Bassa Scheresberg (2013). O estudo procura explicar as relações dos perfis socioeconômicos e da análise do nível de conhecimento financeiro com o comportamento dos jovens nas decisões relativas a empréstimos, formação de reservas e planejamento para aposentadoria. Alguns resultados deste trabalho, realizado através de uma pesquisa com 419 jovens de seis faculdades da cidade de São Paulo, foram semelhantes ao estudo objeto desta replicação e também a outros estudos, porém, alguns resultados foram divergentes. O trabalho conclui, da mesma forma que o estudo base, que renda e educação são importantes preditores de educação financeira. Conclui também que a variável “classificação da instituição de ensino” é um forte preditor de conhecimento e comportamento financeiro dos jovens.por
dc.description.abstractSeeking to understand the factors that influence people`s financial decisions has been very frequent in academic research in several countries. Even considering the characteristics of each country, several common points have been identified in order to explain people’s financial behavior. In Brazil, the theme “financial behavior and education” increases significantly, because the improvement of population living conditions in the last years brought a significant number of people to market, and, in this scenario, a look at young adults is very important as long as this population range begins to engage in financial decisions, such as purchasing a vehicle, a real state property or starting a financial reserve for emergencies. To understand the financial behavior of these young people, this research makes a replication of De Bassa Scheresberg (2013). The work seeks to explain how social economics profiles and financial knowledge are related to young people’s behavior in decisions about loans, formation of financial reservations and retirement planning. Some findings of this study, accomplished through a research with 419 young people from six universities of the city of São Paulo, were similar to the object of the replication and to other studies, while other findings were not. This research concludes, in the same way as De Bassa Sheresberg (2013), that income and education are important predictors of financial education. It also concludes the variable “educational institutional rating” is a strong predictor of knowledge and financial behavior of young people.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFinanças pessoais. Educação financeira – Estudantes universitários. Finanças pessoais – Comportamento. Alfabetização – Finanças.por
dc.subjectFinance, Personal. Financial literacy - Students. Financial literacy -Behavior. Literacy - Finance.por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleConhecimento e comportamento financeiro de jovens adultos: um estudo com alunos de faculdades da cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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