FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744
Tipo: Dissertação
Título: Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
Autor(es): BAUERMANN, Airton Adelar
Primeiro Orientador: SLOMSKI, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: SLOMSKI, Valmor
metadata.dc.contributor.referee2: PEREIRA, Anisio Candido
Resumo: Para que a acumulação de resultados dos processos de pesquisa científica ou a ciência se torne eficaz é preciso atentar para a sua qualidade formal sob pena de esvaziar o seu potencial de transformação e de avanço científico. Sendo assim, a comunicação da produção científica e a sua avaliação constante são aspectos essenciais. Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar eixos temáticos abordados nas dissertações e teses sobre formação de professores universitários, defendidas em três programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, no período de 2009 a 2013, procurando descrever aspectos metodológicos e dimensões da formação docente valorizadas pelas pesquisas analisadas no período investigado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que ainda é escassa a presença da temática da formação de professores nas dissertações e teses, na área contábil, sendo que das 287 pesquisas produzidas no período de 2009 a 2013, apenas 06 (seis) têm como foco de preocupação a formação do docente universitário. Constatou-se, também, que 05 (cinco) destes estudos são sobre profissionalidade docente e 01 (um) sobre políticas de formação do docente. Outra constatação foi quanto à preocupação das pesquisas em evidenciar o perfil de competências profissionais para a docência. Dentre estas, 02 (duas) pesquisas tiveram como preocupação a dimensão ético-política da formação docente. Conclui-se que a temática envolvendo a formação de professores ainda não faz parte das linhas de pesquisas pertencentes aos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis investigados, demonstrando o pouco interesse por este campo de estudos, mesmo que um dos objetivos primordiais da pós-graduação seja a formação de profissionais para o magistério superior.
Abstract: In order for the sum of the results of processes of scientific research or science to become effective, it is necessary to focus on its formal quality, so as for it not to lose its potential in transforming and advancing science. For that purpose, the communication of scientific production and its constant evaluation are essential aspects. The main objective of this research is to show core themes given in dissertations and theses on the education of university professors, defended in three graduate programs in Accounting, in the period of 2009 through 2013, with the intent of describing methodology aspects and dimensions of education of professors valued by research done in the period investigated. In order for this to be accomplished, an explorative qualitative research was undertaken. The data was collected through documental analysis and analyzed with content analysis. It was noted that the topic of professional formation in dissertations and thesis, in the area of accounting, is still scarce, with only 06 (six) researches out of 287 in the period of 2009 through 2013 focusing on the education of the university professor. It was found, also, that 05 (five) of these studies are on the profession of professors and 01 (one) on politics of education of the professor. Another find had to do with the focus of the researches in evidencing the profile of professional competencies for teaching. Among these, 02 (two) studies focused on the ethic-political education of professors. In conclusion, the theme of education of professors is still not a part of the research that was investigated in graduate programs in Accounting, demonstrating the little interest in this field of study, even though one of the primordial objectives of courses of specialization is the education of professionals for teaching in higher levels.
Palavras-chave: College teachers - Training of. Accounting sciences - Graduate work. Accounting sciences - Study and teaching (Higher)
Professores universitários – Formação. Ciências Contábeis – Pós-Graduação. Ciências Contábeis - Estudo e ensino (Superior).
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: BAUERMANN, Airton Adelar. Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744
Data do documento: 28-set-2016
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIRTON ADELAR BAUERMANN.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons