FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Tipo: Dissertação
Título: Percepção dos gestores de compras de empresas varejistas do Brasil sobre o processo de gestão dos eventos econômicos da cadeia de suprimentos
Autor(es): SOUZA, Marcio Roberto de
Primeiro Orientador: PARISI, Claudio
Primeiro membro da banca: VASCONCELOS, Marco Tulio Castro
metadata.dc.contributor.referee2: PELEIAS, Ivam Ricardo
Resumo: Compreender e praticar o gerenciamento da cadeia de suprimentos – ou SCM, acrônimo de Supply Chain Management – com excelência tornou-se pré-requisito para a continuidade das organizações na era da competição em rede. No entanto, mesmo depois de algumas décadas de evolução sob a égide da abordagem sistêmica, ainda falta à metodologia prover instrumentos capazes de mensurar os resultados econômicos desse sistema mais amplo, pois os modelos existentes na área – SCOR e GSCF – não cumprem essa função em sua plenitude e, por isso, alijam a capacidade de conferir se a cadeia de suprimentos é eficaz. Conjectura-se que a solução do problema passa pelo aproveitamento no SCM de inovações desenvolvidas no âmbito da Contabilidade Gerencial como é o Modelo de Gestão Econômica. Ao artefato contábil-gerencial se atribui os conceitos de eventos econômicos e lucro econômico – o melhor indicador de eficácia do “sistema empresa” e, acredita-se, do “sistema cadeia de suprimentos” – cuja aplicação no contexto da cadeia de suprimentos depende da habilidade dos gestores das empresas integrantes com maior poder de barganha em perceber sistemas, pois se não o enxergam, não o compreendem nem o gerenciam de modo estratégico, nem tampouco conhecem medidas adequadas para esse ângulo de análise. Este trabalho buscou, portanto, conhecer a visão sistêmica dos gestores de compras de varejistas brasileiros, das áreas de telefonia e/ou eletrônicos, sobre o processo de gestão dos eventos econômicos da rede à montante, não propriamente para já nesse momento aplicar um sistema de mensuração dos resultados econômicos globais do sistema, mas sim para investigar se há campo fértil para desenvolvê-lo, pois esses gestores, suportados pela companhia com maior poder de barganha da rede, têm em suas mãos a decisão sobre o evento econômico “compra” e podem influenciar os objetivos estratégicos das cadeias que sua empresa integra e a adoção de instrumentos para gerenciá-las. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se a técnica de Focus Group com seis gestores do varejo e análise de conteúdo para tratar os dados levantados nessa etapa. Posteriormente, se investigou suas inferências por meio de questionários enviados a gestores de compras do varejo de todo o país. Os dados de 44 respondentes foram modelados com regressão logística e constatou-se que a congruência de objetivos e a criação de conhecimento em conjunto são os constructos que mais influenciam a visão sistêmica que os gestores têm sobre o processo de gestão dos eventos econômicos da cadeia de suprimentos e que há espaço para o desenvolvimento de sistemas de mensuração do lucro econômico global do sistema.
Abstract: Understanding and practicing Supply Chain Management – SCM - with excellence has become a prerequisite for the continuity of the organizations in the era of network competition. However, even after some decades of evolution under the aegis of the systemic approach, the methodology still needs to provide instruments capable of measuring the economic results of this broader system, since the existing models in the area - SCOR and GSCF - do not fulfill this function in its completeness and, therefore, does not allow to check if the supply chain is effective. The probable solution of the problem passes through the use of innovations developed in the scope of Managerial Accounting such as the Model of Economic Management in the SCM. To the accounting-management artifact is attributed the concepts of economic events and economic profit - the best indicator of effectiveness of the "enterprise system" and, it is believed, the "supply chain system" - whose application in the context of the supply chain depends on the ability of managers from companies with greater bargaining power to perceive systems, because if they do not see it, they do not understand it or manage it strategically, nor do they know adequate measures for this angle of analysis. This work aimed, therefore, to know the systemic view of the managers of purchases of Brazilian retailers, of the areas of telephony and/or electronics products, on the process of management of the economic events of the upstream supply chain, not properly for that moment to apply a system of measurement of the global economic results of the system, but to investigate if there is fertile field to develop it, because these managers, supported by the company with greater bargaining power in the chain, have in their hands the decision about the economic event "purchase" and can influence the strategic objectives of the chains that their company integrates and the adoption of instruments to manage them. To achieve the proposed goal, the Focus Group technique was used with six retail managers and content analysis to handle the data collected at this stage. Subsequently, their inferences were investigated through questionnaires sent to retail purchasing managers from all over the country. The data of 44 respondents were modeled with logistic regression and it was verified that the congruence of objectives and the creation of knowledge together are the constructs that most influence the systemic vision that the managers have on the process of management of the economic events of the chain of and there is propensity for the development of systems for measuring the overall economic profit of the system.
Palavras-chave: Business logistics. Shopping - Management. Retail trade. Managerial accounting.
Logística empresarial. Compras - Administração. Comércio varejista. Contabilidade gerencial.
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: SOUZA, Marcio Roberto de. Percepção dos gestores de compras de empresas varejistas do Brasil sobre o processo de gestão dos eventos econômicos da cadeia de suprimentos. 2017.167 f. Dissertação( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/750
Data do documento: 28-ago-2017
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