FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764
Tipo: Dissertação
Título: Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
Autor(es): ANASTÁCIO, Jessica Barros
Primeiro Orientador: SLOMSKI, Vilma Geni
Primeiro membro da banca: ARAUJO, Adriana Maria Procópio de
metadata.dc.contributor.referee2: CARVALHO, Ronaldo Fróes de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar os saberes que se fazem presentes em casos de ensino relatados pelo professor de Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com três docentes de instituições de ensino superior públicas da região Sudeste do Brasil, e as informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os saberes identificados no caso de ensino "como facilitar a aprendizagem da Contabilidade de Custos para alunos que não escolheram o curso de Ciências Contábeis?" foram: uso de metodologias ativas; ética profissional; saber do conteúdo especifico e da disciplina; respeito à opinião dos alunos; planejamento e avaliação da aprendizagem; reflexão sobre a prática docente; contextualização dos conteúdos; e relação teórico-prática. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação formativa do aluno em uma perspectiva construtiva" foram: a avaliação da aprendizagem na identificação de avanços e dificuldades dos alunos e na reflexão sobre a prática de ensino; ética e honestidade acadêmica; uso de instrumentos e critérios da avaliação da aprendizagem; novas tecnologias no ensino; a pesquisa da prática de ensino e incentivo à ética e a atitudes positivas nos alunos. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação como oportunidade para desenvolver a ética profissional" foram: uso da ética na docência; honestidade acadêmica; incentivo de atitudes positivas nos alunos; e reflexão sobre a prática docente. Destacam-se os saberes em comum aos três casos de ensino: a) enfrentamento de dilemas éticos na docência; b) reflexão sobre a prática docente; c) uso da avaliação para desenvolver a honestidade acadêmica, a aprendizagem dos conteúdos e a valorização da profissão contábil. Conclui-se que os saberes identificados são provenientes do conhecimento da disciplina, da prática de sala de aula, da instituição de educação onde os professores atuam, da convivência com os pares e com os alunos, bem como da trajetória pessoal, profissional e acadêmica vivenciada pelos docentes até então.
Abstract: This paper aims to study teaching cases reported by a professor of Accounting Sciences. To do so, it carried out an exploratory qualitative approach. The data was collected in interviews with three teachers from public higher education institutions in Southeast Brazil, and was analyzed through content analysis method. The knowledge was identified in the case study "How to facilitate the learning of Cost Accounting for students who did not choose the Accounting career?", in witch is used: active methodologies; professional ethics; knowledge of the specific content and discipline; respect for student opinion; planning and evaluation of learning; reflection on teaching practice; background of contents; and theoretical-practical relation. The knowledge we can identify in the teaching case: "Formative assessment of the student in a constructive perspective" is about: evaluation of learning in the identification of advantages and difficulties of students and it's reflection in teaching practice; ethics and academic honesty; usage of tools and evaluation criteria for learning; new technologies in education; research of teaching practice; encouraging ethics and positive attitudes in students; and the use of reflection on teaching practice. The knowledge identified in the other teaching case called "Evaluation as an opportunity to develop professional ethics", is: use of ethics in teaching; academic honesty; encouragement of positive attitudes in students; and reflection on the teaching practice. We highlight the common knowledge of the three teaching cases: a) confronting ethical dilemmas in teaching; b) reflection on the teaching practice; c) use of evaluation to develop academic honesty, learning the contents and valuing the accounting profession. It is concluded that the identified knowledge comes from the knowledge of the discipline, the classroom practice, the institution of education where the teachers work, the coexistence with the peers and with the students, as well as of the personal, professional and academic trajectory experienced by teachers until then.
Palavras-chave: Occupational training. Accounting sciences - x Study and teaching (Higher). Higher education - Case studies. Accounting sciences.
Formação profissional. Ciências contábeis - Estudo e ensino (Superior). Ensino superior - Estudo de casos. Ciências contábeis.
CNPq: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciências Contábeis
Citação: ANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764
Data do documento: 5-dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Barros Anastacio.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons