FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANNÍBALE, Rosana González-
dc.contributor.advisor1PARISI, Claudio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee1OYADOMARI, José Carlos Tiomatsu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652por
dc.contributor.referee2SLAVOV, Tiago Nascimento Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6708260736586606por
dc.date.accessioned2018-03-26T18:49:04Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationDANNÍBALE, Rosana González. Modelo conceitual e funcional de identificação e acumulação de resultados para a mensuração de rentabilidade por cliente: Uma proposta para empresa de saúde ocupacional. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.por
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho foi propor um modelo conceitual e funcional para a gestão econômico-financeira da carteira de clientes para uma empresa do segmento de Saúde Ocupacional por meio do Modelo de Identificação e Acumulação de Resultado (MIAR) proposto por Parisi (1995) utilizando como base teórica a abordagem de modelização proposta por Bunge (1974). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde é o mais completo bem-estar físico, mental e social do ser hu¬mano e, nesse contexto, as empresas que atuam nesse segmento possuem não somente objetivos financeiros, mas também, possuem a missão intrínseca de oferecer serviços de qualidade capaz de gerar benefícios relevantes para a sociedade. Ser uma organização com capacidade de se perpetuar no tempo num mercado globalizado, altamente competitivo e acirrado, exige que a mesma esteja preparada para enfrentar desafios e turbulências, e para isso é necessário conhecer efetivamente suas fortalezas e fraquezas, e, por essa razão, este estudo tem como proposta a análise da rentabilidade da organização por meio da análise de rentabilidade de clientes, com foco no aprimoramento das informações para a tomada de decisão e sua melhor eficiência na gestão financeira. A metodologia adotada foi a pesquisa intervencionista que possibilitou a aproximação entre os práticos e o pesquisador, gerando benefícios tanto para a organização, com a implantação de um sistema aderente à sua necessidade, assim como para a academia, por possibilitar o desenvolvimento de um trabalho ainda pouco explorado no segmento de Saúde Ocupacional. A pesquisa possibilitou a implantação de um sistema adequado para a gestão econômico-financeira da organização, permitindo conhecer a rentabilidade da carteira de clientes, identificar a concentração de resultados em poucos clientes e oferecer informações adequadas para a tomada de decisão de forma tempestiva capaz de propiciar a alavancagem do resultado econômico e traduzir o modelo em um sistema estruturado de apoio à gestão.por
dc.description.abstractThe present study’s objective was to propose a conceptual and functional model that provides economic-financial management of the client portfolio for a company in the Occupational Health segment through the Parisi’s Model of Identification and Accumulation of Outcome (MIAR) (1995) using Bunge’s modeling approach (1974) as the theoretical basis. According to WHO (World Health Organization), a person’s health is the most complete physical, mental and social welfare. In this context, the Companies in the Occupational Health segment have not only financial purpose but, in this context, they also have an intrinsic mission to provide quality services that are capable of generating relevant benefits to society. An organization needs to be well prepared to face challenges and turbulences in order to perpetuate over time in a highly competitive and globalized market. And to do so, it is imperative that the company effectively knows its own strengths and weaknesses. This study aims to provide the organization with more accurate information for decision making and, consequently, improving its financial efficiency management by deepening the organization and its clients’ profitability analysis. The chosen methodology was the interventionist research that allowed the approximation between practitioners and the researcher, thus generating benefits for both, the organization - with the implantation of an appropriate system according to its necessity - and the academy as well by enabling a work development in a field that it is still little explored in the Occupational Health segment. This research made possible to implement an adequate system for the organization’s economic and financial management, allowing a better understanding of its customers’ profitability, therefore identifying which clients bring the best results and avoid the concentration in a few ones therefore provides more accurate information for decision making in a timely manner to leverage its economic outcome and to translate the model into a structured management support system.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectContabilidade gerencial. Saúde e trabalho. Lucrospor
dc.subjectManagerial accounting. Health and work. Profiteng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titleModelo conceitual e funcional de identificação e acumulação de resultados para a mensuração de rentabilidade por cliente: Uma proposta para empresa de saúde ocupacional.por
dc.typeDissertaçãopor
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