FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCANO, Catarina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3505128471666738por
dc.contributor.advisor1SERRA, Ricardo Goulart-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0957404902684044por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA FILHO, Bolivar Godinho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4702666394166112por
dc.contributor.referee2LUCCHESI, Eduardo Pozzi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307por
dc.date.accessioned2018-05-23T18:14:58Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationCANO, Catarina de Oliveira. O impacto de notícias públicas no retorno de empresas pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarial. 2017. 27 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/767-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo, é verificar se notícias públicas, positivas e negativas relacionadas ao tema sustentabilidade, divulgadas por meio de anúncios, no período de 01.01.2010 a 30.06.2016 no veículo de comunicação Jornal Valor Econômico, apresentaram mais impacto negativo ou positivo para empresas pertencentes ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) ou não componentes ao Índice de Sustentabilidade (Não ISE). No total, 66 empresas foram analisadas, tomando como base o modelo de mercado (market model). Posteriormente, a média dos retornos anormais acumulados foi testada para verificar se é significativamente diferente de zero. O ponto central foi o próprio dia do evento (0,0) e, a partir desta data, avaliou-se as janelas (-22,0), (-15,0), (-10,0),(-5,0), (-4,0), (-3,0), (-2,0), (-1,0), (0,0), (0,+1), (0,+2), (0,+3), (0,+4), (0,+5), (0,+10), (0,+15) e (0,+22). Tendo como pressuposto a ligação existente entre empresas componentes ao ISE, um impacto mais expressivo pelas próprias diretrizes e requisitos para inserção ao índice, foi realizado um estudo de evento com o intuito de verificar a existência de retornos anormais estatisticamente significantes em torno e na data do anúncio da notícia. Os resultados da análise indicam a existência de um retorno anormal significativamente negativo antes do evento, um retorno anormal não significativo após o evento e a ausência de retornos anormais significativos em torno do evento, sugerindo um efeito anterior a data do anúncio, o que pressupõe informação privilegiada ou cogitada.por
dc.description.abstractThe subject of this survey is to verify whether the positive and negative news in regards of sustainability, released by Valor Economico vehicle of communication in the period of January 1st, 2010 to June 30th, 2016, had greater negative or positive impact to the companies pertaining to the “Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)”, Business Sustaining Rate, or not belonging to the “Índice de Sustentabilidade (Não ISE)” sustaining rate (non ISE).In total, 66 companies were analyzed, taking as a basis the market model. Afterwards, the average of accumulated abnormal returns were tested to verify if it is significantly different to zero. The focal point was the event date (0,0) and, from this date on, it was evaluated the windows (-22,0), (-15,0), (-10,0),(-5,0), (-4,0), (-3,0), (-2,0), (-1,0), (0,0), (0,+1), (0,+2), (0,+3), (0,+4), (0,+5), (0,+10), (0,+15) and (0,+22). Supposing the connection between the companies members to ISE, a more expressive impact due to the own guidelines and requirements to the rate’s insertion, an event survey was made aiming to verify the presence of statistically significant abnormal returns around and in the news’ announcement date. The results of the analysis indicate the existence of an expressive negative abnormal return before the event, and non-significant abnormal return after the event and absence of abnormal returns around the event, proposing effect previous to the dated of announcement, which suggests privileged or considered information.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.relation.referencesCANO, Catarina de Oliveira. O impacto de notícias públicas no retorno de empresas pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarial. 2017. 27 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSustainability. Business enterprises - Sustainability. Sustainability -Planning. Valor Econômico (Jornal) - Advertising - Sustainability.eng
dc.subjectSustentabilidade. Empresas – Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade – Planejamento empresarial. Valor Econômico (Jornal) – Anúncios - Sustentabilidade.por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleO impacto de notícias públicas no retorno de empresas pertencentes ao índice de sustentabilidade empresarialpor
dc.typeDissertaçãopor
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