FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de stakeholders com motivações heterogêneas e resultados financeiros: um estudo descritivo em uma empresa do setor atacadista
Autor(es): AVELAR, Clainton José Jockims de
Primeiro Orientador: BARBERO, Edson Ricardo
Primeiro membro da banca: ABREU, Mônica Cavalcanti Sá de
metadata.dc.contributor.referee2: LANGRAFE, Taiguara de Freitas
Resumo: A teoria preponderante sobre Gestão de Stakeholders propõe a existência de associações positivas entre os relacionamentos justos (fairness approach) com stakeholders e o desempenho empresarial. Não obstante, há literatura recente que propõe que nem todos os stakeholders se importariam com relações mutuamente justas e que tais públicos teriam motivações heterogêneas. Neste contexto, existiriam os stakeholders recíprocos (reciprocators) e os autocentrados (self-regarding). De acordo com essa teoria, as empresas seriam mais bem-sucedidas se adequassem suas abordagens ao comportamento específico dos diferentes stakeholders. Utilizando o indicador da variação percentual da receita de uma empresa com os seus stakeholders clientes, num período de dois anos, o objetivo do presente artigo foi testar se a forma de tratamento empregado entre empresa e os stakeholders clientes tem influência no desempenho financeiro. A coleta de dados se deu em uma empresa varejista de grande porte e ocorreu por meio de questionários onde se classificou a tipologia de tratamento na relação entre a empresa e o stakeholder cliente. O total da amostra válida para o estudo foi de 421 stakeholders clientes. Após a identificação da forma de tratamento empregado na relação entre empresa e stakeholder cliente foi apurado o respectivo desempenho financeiro da receita entre os anos de 2015 e 2016. A partir da realização da survey e respectiva análise dos modelos estatísticos da amostra de 421 stakeholders clientes não foi possível estabelecer uma posição conclusiva acerca da teoria da heterogeneidade de tratamentos na Gestão de Stakeholders. Esta pesquisa, contudo, gera contribuição empírica significativa, ao examinar proposição teórica recentemente publicada e, também, gera benefícios à prática empresarial, uma vez que traz resultados operacionais que sugerem alternativas sobre como uma empresa pode gerenciar suas relações com stakeholders clientes.
Abstract: The preponderant theory of Stakeholder Management proposes the existence of positive associations between fairness (fairness approach) with stakeholders and business performance. Nevertheless, there is recent literature that proposes that not all stakeholders would care about mutually fair relationships and that such audiences would have heterogeneous motivations. In this context, there would be reciprocators and self-referents. According to this theory, companies would be more successful if they adapted their approaches to the specific behavior of the different stakeholders. Using the indicator of the percentage variation of a company's revenue with its client stakeholders over a period of two years, the objective of this article was to test if the form of treatment employed between company and client stakeholders has an influence on financial performance. The data collection took place in a large retail company and occurred through questionnaires where the type of treatment was classified in the relationship between the company and the client stakeholder. The valid sample total for the study was 421 stakeholders. After identifying the form of treatment employed in the relationship between company and stakeholder, the respective financial performance of the revenue between the years 2015 and 2016 was determined. From the survey and respective analysis of the statistical models of the sample of 421 stakeholders, it was not possible to establish a conclusive position on the theory of heterogeneity of treatments in Stakeholder Management. This research, however, generates a meaningful empirical contribution by examining the recently published theoretical proposition and also generates benefits to the business practice, since it brings operational results that suggest alternatives on how a company can manage its relations with client stakeholders.
Palavras-chave: Strategic planning. Business planning. Stakeholders. Business enterprise - Finance.
Planejamento estratégico. Planejamento empresarial. Stakeholders. Empresas – Finanças.
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração
Citação: AVELAR, Clainton José Jockims de. Gestão de stakeholders com motivações heterogêneas e resultados financeiros: um estudo descritivo em uma empresa do setor atacadista. 2017. 33 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/768
Data do documento: 14-ago-2017
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