FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, William Ronaldo dos Santos-
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663por
dc.contributor.referee1MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de-
dc.contributor.referee2SAMPAIO, Joelson Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-23T19:52:24Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.citationLIMA, William Ronaldo dos Santos. Valores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquias. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/769-
dc.description.resumoEstudos sobre franquias têm recebido singular relevância acadêmica. Concomitantemente, há extensa literatura que aponta o poder preditivo dos valores individuais no comportamento humano. O presente artigo diagnostica a relação entre os valores de franqueados e o desempenho financeiro de suas franquias. Utilizou-se um survey com o inventário de valores de Schwartz (1992) para coletar as prioridades axiológicas de uma amostra de franqueados (n=33) de uma empresa franqueadora no Brasil. O desempenho financeiro foi medido através da mediana do percentual de crescimento da receita anual das franquias. Após análises correlacionais e de regressão, os resultados revelaram que os Tipos Motivacionais Tradição e Segurança têm relação positiva significante com o desempenho das franquias. Tais classes de valores humanos tendem à preservação dos arranjos sociais. Esse resultado aponta que franquias cujos empreendedores têm perfil mais conservador apresentam melhor desempenho financeiro. Encontrou-se relação positiva e estatisticamente significante também entre valores coletivistas e desempenho financeiro. Nesse aspecto, os resultados corroboram a literatura recente, segundo a qual o relacionamento franqueador/franqueado tem impacto positivo no desempenho da franquia. O conservadorismo e o coletivismo, portanto, devem ser valores privilegiados, caso o objetivo da franquia seja o desempenho financeiro. Deste modo, o artigo contribui para a teoria, ao relacionar dois arcabouços conceituais pouco associados na literatura – valores individuais e gestão de franquias – e colabora também para a prática empresarial, ao apontar elementos empíricos concretos que aumentam o desempenho.por
dc.description.abstractStudies that have been done about franchising have been receiving singular academic relevance. In addition to this, there has been extensive literature that points to the predictive power of the individual with regards to human behaviour. The present article diagnoses the relationship between the values of franchisees and the financial performance of the franchise that they manage. A survey, which was done by the Schwartz inventory (1992), was undertaken in order to collect the axiological priorities from a sample of franchisees, 33 to be exact, from a franchising company in Brazil. Financial performance was measured using the median percentage growth in annual franchise revenue. After correlation and regression analyses, the results revealed that the Traditional and Security Motivational Types of behaviours had a significant positive relation with the performance of the franchise. Such classes of human values as these tend to preserve social arrangements. This result indicates that the franchises whose entrepreneurs have a more conservative profile present a better financial performance. A positive and statistically significant relationship was also discovered between collectivist values and financial performance. In this respect, the results corroborate the aforementioned literature, which indicates that the franchisor / franchisee relationship has a positive impact on franchise performance. Conservatism and collectivism, therefore, should be privileged values if the purpose of the franchise is financial performance. In this way, the article contributes to the theory by linking two little conceptual frameworks, individual values and management of franchises, in the literature. The article also collaborates with business practice by pointing out concrete empirical elements that increase performance.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFranchises (Retail trade). Entrepreneurship. Organizational change.eng
dc.subjectFranquias (Comércio varejista). Empreendedorismo. Desenvolvimento organizacional.por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleValores individuais do empreendedor e desempenho financeiro no contexto de franquiaspor
dc.typeDissertaçãopor
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