FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorXAVIER, Natália Magdaleno-
dc.contributor.advisor1PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.contributor.referee1SOUZA, Marcos Antonio de-
dc.contributor.referee2PETERS, Marcos Reinaldo Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2958522536547146por
dc.date.accessioned2018-05-25T15:09:10Z-
dc.date.issued2017-05-16-
dc.identifier.citationXAVIER, Natália Magdaleno. Evidências de isomorfismo na formação do preço em empresas de micro e pequeno porte da região do abc paulista. 2017.137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulopor
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/771-
dc.description.resumoOs gestores estão sempre em busca de inovação para suas empresas, mas muitas vezes são pressionados a se comportar de forma semelhante às outras empresas, por conta de uma lei, um padrão estabelecido ou em busca de aceitação/legitimação. Neste trabalho, buscou-se identificar e analisar evidências de isomorfismo nas práticas de formação do preço de venda junto aos gestores de micro e pequenas empresas da região do Grande ABC Paulista. Visto que preço de venda é uma decisão vital para as empresas independente do porte, área de atuação, localização ou idade, visto que há vários fatores que influenciam este processo, e métodos diferentes podem ser usados para defini-lo. É uma investigação descritiva, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados em duas etapas. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas em profundidade com nove gestores dessas empresas. Aplicou-se a análise de conteúdo para interpretação dos achados, buscando subsídios para a sequência da investigação. Constatou-se que não há um padrão no processo de formação de preço de venda entre os entrevistados. Cerca de 50% afirmaram ter um processo lógico, e os outros 50% mais intuitivo; todos os participantes das entrevistas declararam estar atentos à reação do mercado ao seu preço; consideram, principalmente, o preço dos seus concorrentes e a sua própria estrutura de custos, mas atribuem graus de importância diferentes. Após a realização das entrevistas foram aplicados 122 questionários a gestores de micro e pequenas empresas da região do Grande ABC Paulista. Constatou-se que os gestores pesquisados tem consciência da importância estratégica da decisão de formação de preço, e que o método de formação de preço de venda mais usado entre as micro e pequenas empresas da região do Grande ABC Paulista é o misto, e foi possível verificar que há evidência de isomorfismo nesse processo, com destaque para o mecanismo mimético, apesar de não aparecer de maneira forte e explícita.por
dc.description.abstractManagers are always looking for innovation for their companies, but are often pressured to behave in a certain way, on account of an existing law, an established standard or seeking acceptance / legitimation. In this paper, we sought to identify and analyze the formation of sales price with the managers and verify the isomorphism evidence in the practices adopted in micro and small businesses in the region of Grande ABC Paulista. Since sales price is a vital decision for businesses regardless of size, area of focus, location or age, as there are several factors that influence this process and some different methods can be used to define it. It is a descriptive and quali-quantitative research, whose data were collected in two stages. In the first stage, in-depth interviews were conducted with nine managers of these businesses. The content analysis to was applied to the interpretation of the findings, seeking subsidies for the sequence of the investigation. It was possible to perceive that there is no pattern in the pricing process among the interviewees. About 50% reported having a logical process, and other 50% more intuitive; all the managers participating in the interviews stated that they were attentive to the market reaction on their price, consider mainly the price of their competitors and its own cost structure, but assign diferente degrees of importance. After conducting the interviews, the 122 questionnaires have applied to managers of micro and small business in Grande ABC Paulista region. It was verified that researched managers are aware of the strategic importance of pricing strategic, and the most most used pricing method among micro and small business in Grande ABC Paulista region is mixed sales price method, and it was possible to verify that there is isomorphism evidence in this process, especially the mimetic mechanism, despite haven’t appear in a strong and explicit way.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPricing. Small business – Price policy. Competition. Prices – Determinationeng
dc.subjectPolíticas de preços. Pequenas e médias empresas – Política de preços. Concorrência. Preços – Determinaçãopor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleEvidências de isomorfismo na formação do preço em empresas de micro e pequeno porte da região do grande abc paulistapor
dc.typeDissertaçãopor
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