FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYAMAMOTO, Ricardo Gastardeli-
dc.contributor.advisor1BARBERO, Edson Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184493974682663por
dc.contributor.referee1KRAKAUER, Patricia Viveiros de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1885721543620349por
dc.contributor.referee2SILVA, Edison Simoni da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154381891269072por
dc.date.accessioned2018-06-04T20:35:32Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationYAMAMOTO, Ricardo Gastardeli. Educação empreendedora: uma proposta de conteúdos de finanças em cursos de graduação. 2018. 44 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/774-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é propor uma tipologia de conteúdos de Finanças voltada à formação empreendedora em cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória com levantamento qualitativo de dados e emprego da técnica Delphi, aplicada em duas rodadas com a participação de 27 especialistas das áreas de Empreendedorismo e Finanças. Entre os achados, identificou-se em ordem de relevância que os tópicos (i) Capital de giro, (ii) Gerenciamento e projeção de fluxos de caixa, (iii) Finanças comportamentais, (iv) Finanças pessoais e empreendedorismo, (v) Gerenciamento de risco e (vi) Microcrédito figuram entre os conteúdos mais relevantes para a formação empreendedora em Finanças. Os resultados da pesquisa permitem as seguintes reflexões: (i) os dois conteúdos mais bem posicionados neste estudo também são tópicos presentes na literatura e trabalhos sobre a temática, (ii) a inclusão de novos tópicos na pesquisa expôs a relevância de conteúdos até então ainda pouco explorados, contribuindo com novas perspectivas e possibilidades de estudos sobre o tema. Os achados deste estudo geram recomendações concretas para os programas de ensino de Finanças em nível de graduação. Espera-se ainda que este trabalho contribua ao trazer à luz uma descrição do atual contexto da educação em Finanças para formação empreendedora e forneça às instituições de ensino e docentes, subsídios para que se tornem mais eficazes no ensino de Finanças para a formação empreendedora.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to propose a typology of Finance content focused on entrepreneurial training in undergraduate courses. It is an exploratory research with qualitative data collection and the use of the Delphi technique, applied in two rounds with the participation of 27 specialists from the areas of Entrepreneurship and Finance. Among the findings, it was identified in order of relevance that the topics (i) Working capital, (ii) Management and projection of cash flows, (iii) Behavioral finance, (iv) Personal finance and entrepreneurship, (v) Risk management and (vi) Microcredit are among the most relevant contents for entrepreneurship training in Finance. The results of the research allow the following reflections: (i) the two most well-positioned contents in this study are also topics present in the literature and papers on the subject, (ii) the inclusion of new topics in the research exposed the relevance of contents until then still little explored, contributing with new perspectives and possibilities of studies on the subject. The findings of this study generate concrete recommendations for undergraduate-level Finance education programs. It is expected that this work will contribute by bringing to light a description of the current context of Finance education for entrepreneurship training and to provide educational institutions and professors a support to become more effective in teaching Finance for entrepreneurship training.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEntrepreneurship. Entrepreneurship - Teaching methods. Working capital. Cash floweng
dc.subjectEmpreendedorismo. Empreendedorismo – Métodos de ensino. Capital de giro. Fluxo de caixapor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleEducação empreendedora: uma proposta de conteúdos de finanças em cursos de graduaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Gastarddeli Yamamoto.pdf409.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons