FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/777
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de resultados nas ofertas secundárias de ações (SEO)
Autor(es): SOUZA, Sergio de
Primeiro Orientador: SAMPAIO, Joelson Oliveira
Primeiro membro da banca: GONÇALVES, Adalto Barbaceia
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Vinicius Augusto Brunassi
Resumo: Este estudo tem como objeto a investigação da prática do Gerenciamento de Resultados, através de companhias listadas na BM&FBovespa, que fizeram Ofertas Subsequentes de Ações, em inglês: Seasoned Equity Offering, SEO, no período de 01/04/2000 a 31/12/2016. Aplicando a metodologia anteriormente usada por Gioielli, Carvalho, e Sampaio (2013) foram coletados dados das demonstrações financeiras trimestrais do segundo trimestre de 2000 ao quarto trimestre de 2016. O Modelo de Jones Modificado com ROA foi o escolhido para a detecção do GR e os dados são analisados sob a forma de painel não balanceado. Em decorrência desse trabalho pode-se inferir que, na amostra e no método utilizados, as empresas não gerenciam seus resultados. Também foi possível detectar que algumas variáveis, ainda não utilizadas em estudos anteriores, podem explicar o Gerenciamento de Resultados. Espera-se, com esse trabalho, bem como com as sugestões dadas ao final, contribuir no progresso do tema e, também, para a diminuição da assimetria de informações.
Abstract: The purpose of this paper is to investigate the practice of Earning Management (EM) through companies listed on the BM&FBovespa, which made Seed Equity Offer, SEO, from 01/04/2000 to 31/12/2016. Using a methodology previously used by Gioielli, Carvalho, and Sampaio (2013), data were collected from the quarterly financial statements for the second quarter of 2000 to the fourth quarter of 2016. The ROA Modified Jones Model was chosen for the EM detection and the data are analyzed in the form of unbalanced panel. As a result of this work, it can be inferred that, in the sample and method used, companies do not manage their earnings. It was also possible to detect that some variables, not yet used in previous studies, can explain the Earning Management. It is hoped, with this work, as well as with suggestions given at the end, to contribute to the progress of the topic and, also, to a decrease in the asymmetry of information.
Palavras-chave: Managing Results. Stocks. Going public (Securities). Bolsa de Mercadorias & Futuros
Gerenciamento de resultados. Ações (Finanças). Oferta pública (Finanças). Bolsa de Mercadorias & Futuros.
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: FECAP
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Finanças
Citação: SOUZA, Sergio de. Gerenciamento de resultados nas ofertas secundárias de ações (SEO). 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/777
Data do documento: 28-set-2017
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sérgio de Souza.pdf908.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons