FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Marco Antônio Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8211162718035269por
dc.contributor.advisor1PARISI, Claudio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2891889803015460por
dc.contributor.referee1SILVA, Aldy Fernandes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0190161812948354por
dc.contributor.referee2ROBLES JUNIOR, Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4447961036109424por
dc.date.accessioned2018-08-17T18:38:28Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationSOARES, Marco Antônio Dias. Os efeitos da (in)formalização do planejamento estratégico sob a ótica da teoria da contingência: a opinião dos gestores sobre os efeitos da (in)formalização do planejamento estratégico nas empresas. 2017.108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/778-
dc.description.resumoO Planejamento Estratégico faz parte do dia a dia das organizações. Ações simples como o estabelecimento de princípios através das declarações de Missão, Valores e Visão de futuro já demonstram que as empresas têm objetivos e metas estabelecidos em relação ao que fazem e onde pretendem chegar. As empresas se organizam através do Planejamento Estratégico, que pode ser deliberado, prescritivo, formal ou por meio de estratégias emergentes e informais que surgem derivadas das ações dos agentes. Por sua vez, esses mesmos agentes cuidam das estruturas das organizações, que podem ser de características mecânicas e processuais (burocráticas) ou orgânicas e mais flexíveis. As empresas pertencem a ambientes competitivos que podem ser estáveis, moderados ou hostis, carregados de incertezas. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a opinião dos executivos (agentes) – CEO, CFO, controllers e correlatos – sobre os efeitos da (in)formalização no Planejamento Estratégico frente aos fatores contingenciais que afetam as empresas e suas estruturas. Foram alcançados 108 respondentes entre profissionais de empresas de porte pequeno, médio ou grande; estrutura orgânica ou mecânica; e modelos societários distintos. Porém, os resultados demonstraram certo equilíbrio na distribuição de cada categoria, sem hegemonia predominante de nenhuma. Foi realizada análise estatística cujos resultados confirmaram a hipótese relacionada à variável Estrutura e à existência de planejamento formal. Por sua vez, as hipóteses referentes às variáveis Estratégia Prospectora e Porte da Empresa foram rejeitadas face ao planejamento estratégico formal. Os resultados da análise descritiva, como utilização de artefatos de gestão, reconhecimento da coexistência de estratégias deliberadas e emergentes e estrutura mecânica e orgânica, evidenciam que as empresas da amostra são aderentes aos processos formais de Planejamento Estratégico e que estão atentas às oportunidades emergentes e aos estímulos do ambiente competitivo.por
dc.description.abstractStrategic Planning is part of organizations' daily activities. Simple actions such as establishing principles through Mission, Values and Vision statements, already demonstrate that these companies have established goals and targets in respect what the Companies do and where it´s intend to go. Companies are organized through Strategic Planning, which can be deliberate, prescriptive, formal or through emerging Strategies, which are informal strategies that arise derived from the actions of their agents. However, these same agents are in a charge of the structures of these organizations, which can be of mechanical and procedural (bureaucratic) or organic and more flexible characteristics. These companies belong to competitive environments, which may be stable, moderate or hostile surrounded by of uncertainties. The aim of this research was to know the opinion of the executives (agents), such as CEO, CFO, controllers and correlates, in respect the effects of (in) formalization on strategic planning, facing the contingency factors that affect their respective companies and structures. A total of 108 respondents were selected from within the group, whose companies are small, medium and large, as well as has different organizational and mechanical structures, but the results has shown a certain balance in the distribution of each category, with no predominant hegemony of none. We performed statistical analysis, which results confirm H2, hypothesis related to variable structure and the existence of formal planning, Nevertheless, H1 Prospective Strategy and H3 Company Size, were rejected in the face of formal strategic planning. However, the results of the descriptive analysis, such as the use of management artifacts, the recognition of the coexistence of deliberate and emerging strategies and the mechanical and organic structure, has shown that the companies of the research are adherent to the formal processes of Strategic Planning, and stimulating the competitive environment.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectStrategic planning. Contingency theory (Management). Management information systems - Case studies.eng
dc.subjectPlanejamento estratégico. Teoria da contingência (Administração). Sistemas de informação gerencial – Estudo de caso.por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titleOs efeitos da (in)formalização do planejamento estratégico sob a ótica da teoria da contingência: a opinião dos gestores sobre os efeitos da (in)formalização do planejamento estratégico nas empresaspor
dc.typeDissertaçãopor
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