FECAP Mestrado Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Thyago Serique da Costa-
dc.contributor.advisor1SLOMSKI, Vilma Geni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.contributor.referee1SLOMSKI, Valmor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175066076902408por
dc.contributor.referee2GOMES, Jésus de Lisboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728por
dc.date.accessioned2019-04-08T18:41:09Z-
dc.date.issued2018-08-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Thyago Serique da Costa. Percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em contabilidade oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropoli-tana de Belém. 2018.66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências contábeis) - FECAP, São Paulopor
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/791-
dc.description.resumoO sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, habilidades e valores e atitudes, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. A formação por competências tem sido a agenda na educação, no trabalho e no projeto de vida das pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropolitana de Belém, procurando evidenciar que competências se fazem necessárias na gestão pública da contemporaneidade sob a ótica de futuros contadores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado "in loco" e analisados por meio da estatística descritiva e fatorial. O perfil dos respondentes é composto por 210 (57%) mulheres e 160 (43%) homens, sendo que, desse total, 225 (61%) possuem mais de 23 anos e apenas 53 (14%) possuem uma segunda graduação. Quanto à experiência, 62 respondentes (44%) já estagiaram ou trabalharam na área pública; 39 (11%), na área municipal; 21 (6%), na União; 35 (9%), no Estado; e 136 (18%), em outros departamentos. Dentre os respondentes, apenas 41 (11%) exerceram o cargo de direção ou de gerência, e 19 (5%) permaneceram na função por um período de 1 a 6 anos. As competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público de maior expressividade são "Saber ouvir", "Ética e transparência", "Cidadania e Democracia", "Responsabilidade", "Planejamento" "Comprometimento", "Visão estratégica", "liderança" e "Negociação". Pode -se dizer que os concluintes - com ou sem experiência - observam e esperam um perfil de gestor que saiba ouvir, planejar e negociar, que seja comprometido, responsável, transparente e ético, que tenha visão estratégica e que exerça a liderança, a democracia e a cidadania na administração pública. Conclui-se assim, que, os alunos observam e esperam um gestor público com maior domínio de competências do âmbito gerencial e atitudinal relacionadas a valores (atitudes) e a conhecimentos (saberes) do que um domínio técnico-profissional (saber - fazer).por
dc.description.abstractThis research had the objective of analyzing the perceptions about managerial skills Observed and Expected by the public manager by the graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences offered by private institutions of higher education. For this, a descriptive research with a quantitative approach was carried out. The data were collected through a questionnaire applied "in loco" and analyzed through descriptive and factorial statistics. The respondents' profile is comprised of 210 (57%) women and 160 (43%) men, the majority of which are 225 (61%) over 23 and only 53 (14%) have a second degree. As for the experience, only 62 (44%) have already worked or worked in the public area, 39 (11%) in the municipal area, followed by 21 (6%) in the Union, 35 (9%) in the state and 136 (18% in other departments. Of these, only 41 (11%) held management positions and 19 (5%) remained in the position for a period of 1 to 6 years. The managerial competencies observed and expected from the most expressive public manager are "Knowing how to listen", "Ethics and transparency", "Citizenship and Democracy", "Responsibility", "Planning", "Commitment", "Strategic vision", "leadership", and "Negotiation". These results allow us to say that experienced or inexperienced graduates observe and expect a managerial profile who is capable of listening, planning and negotiating, who is committed, accountable, transparent and ethical, who has a strategic vision and who exercises leadership, democracy and citizenship in public administration. These data allow us to conclude that students observe and expect a public manager with greater mastery of managerial and attitudinal competences related to values (attitudes), knowledge (knowledges) than technical-professional (know-how).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectContabilidade – Estudo e ensino (Superior) - Belém.Competências essenciais. Administração pública – Estudo de caso – Belém.por
dc.subjectAccounting - Study and teaching (Higher) - Belém (Brazil). Core competencies. Public administration - Case studies - Brazilpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titlePercepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em contabilidade oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropoli-tana de Belémpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons