FECAP Mestrado Ciências Contábeis
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Luciana Regina da Silva-
dc.contributor.advisor1SLOMSKI, Vilma Geni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159por
dc.contributor.referee1COELHO, Ana Lucia de Araújo Lima-
dc.contributor.referee2PELEIAS, Ivam Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686por
dc.date.accessioned2019-04-08T19:17:56Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciana Regina da Silva. Percepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em ciências contábeis oferecido por instituições privadas de ensino superior brasileiras. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências contábeis) - FECAP, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/792-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em Ciências Contábeis, oferecido por IES no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados via questionário online, com questões estruturadas e "livres". A análise dos dados deu-se por meio de métodos estatísticos e análise de conteúdo. Constatou-se que, na dimensão das competências, destaca-se, na pedagógica, o "Conhecimento da gestão curricular e a articulação entre seus componentes e processos" como mais expressiva, com (4,37), e na Administrativa, a "Elaboração e controle do orçamento curso", com (3,21) como menos expressiva. Na dimensão das funções, destaca-se, na institucional, a "Busca pelo sucesso dos alunos no Exame Nacional de curso e nos testes da ordem" como a mais expressiva, com (4,63), e na Gerencial, a "Adimplência contratual dos alunos e o uso de critérios de negociação" como menos expressiva, com (2,42). Quanto aos fatores que dificultam a gestão do curso, os coordenadores citam como os mais expressivos a gestão universitária centralizada (20%); a falta de tempo para gerir o curso (16%); a falta de formação em gestão acadêmica (10%); e como fatores que facilitam a formação para a gestão acadêmica (24%), o exercício da liderança (20%) e a descentralização da gestão universitária (16%). Parece ser esse o perfil de gestor colocado em prática, a fim de atender às demandas ducacionais; o que requer, além de conhecimentos técnicos para o desempenho de funções burocráticas, capacidades cognitivas e sócio afetivas na execução de tarefas complexas, como de cunho político-pedagógico, administrativo, institucional e relacional. Pode-se concluir que o profissional que atua como gestor do curso de Ciências Contábeis orienta suas ações em busca da preparação do egresso para obter sucesso profissional; e assim, alcançar o sucesso institucional, com base menos no conhecimento da gestão acadêmica (saber) e relacional (atitudes), e mais no do exercício da profissão (saber-fazer).por
dc.description.abstracthis research had as objective to analyze the perceptions about functions and competences of the coordinator as manager of the undergraduate course in Accounting Sciences offered by private higher education institutions in Brazil. For this, a descriptive research with a quantitative approach was carried out. The data were collected through an online questionnaire with structured and "free" questions. Data analysis was performed using statistical methods and content analysis. It was verified that in the dimension of the competences the pedagogic one stands out being more expressive the "Knowledge of the curricular management and the articulation between its components and processes" with (4.37) and the administrative one, being less expressive the "Elaboration and control of the budget course" with (3.21). In the dimension of the functions, the most important is the institutional one, with the most expressive being the "Search for the success of the students in the National Exam of the course and in the tests of order" with (4.63), and the managerial one being less expressive the "Contractual students and the use of negotiation criteria" with (2.42). As for the factors that hinder the management of the course, the coordinators cite as the most expressive the centralized university management (20%); lack of time to manage the course (16%); the lack of training in academic management (10%). Already as factors that facilitates citation training for academic management (24%); the exercise of leadership (20%) and the. This seems to be the profile of a manager put into practice in order to meet the educational demands, which require, in addition to technical knowledge for the performance of bureaucratic functions, also cognitive and socioaffective capacities in the execution of complex tasks such as those of a political-pedagogical, administrative, institutional and relational. It can be concluded that the professional who acts as manager of the course in Accounting Sciences guides his actions in the search for the preparation of the egress to obtain professional success and, thus, the achievement of institutional success, based less on the knowledge of academic management and relational (attitudes) and more in the knowledge of the exercise of the profession (know - how).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFECAPpor
dc.publisher.departmentFundação Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject1. Accounting - Study and teaching - Brazil. 2. Competency based educatio. 3. Core competencies - Study and teaching. 4. Courses of study - Accounting .eng
dc.subject1. Contabilidade - Estudo e Ensino - Brasil. 2. Educação Baseada na competência. 3. Competências essenciais - Estudo e ensino. 4. Currículos - Mudanças - Contabilidade.por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpor
dc.titlePercepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em ciências contábeis oferecido por instituições privadas de ensino superior brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
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