FECAP Mestrado Administração de Empresas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/287
Tipo: Dissertação
Título: A tecnologia da informação e comunicação como processo mercadológico em sala de aula : análise da atitude dos professores de graduação em administração de empresas
Autor(es): Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Dirceu da
Primeiro membro da banca: Barros Filho, Jomar
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Cecilia Carmen Cunha
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como finalidade avaliar a visão dos professores dos cursos de graduação em administração de empresas sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação em função de sua idade, titulação acadêmica, experiência docente e experiência profissional não docente como processo mercadológico. Objetivou-se identificar a disponibilidade de recursos disponíveis, avaliar a percepção dos respondentes quanto à relevância do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de administração de empresas, seu uso e capacitação, mensurar a capacitação dos alunos no uso de internet e e-mail e seu entendimento do uso da tecnologia no ensino como processo resposta (oferta de produto/serviço) a uma necessidade (demanda) do mercado, composto de alunos, futuros empregadores e sociedade. Após elaboração do referencial teórico foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) para definição de um inventário dos respondentes e 24 assertivas para serem respondidas mediante a escolha de cinco alternativas, de acordo com a escala de Likert. Os dados resultantes foram analisados com o apoio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) base 12, através dos métodos de análise fatorial e análise discriminante. Como resultado da pesquisa foi observado que os respondentes com menos idade demonstraram uma visão mais positiva em relação aos benefícios da tecnologia para os diferentes atores sociais envolvidos (aluno, instituição, empresa contratante e sociedade), bem como os respondentes com menor titulação acadêmica que, embora exercendo suas atividades em IES menos aparelhadas, concordam que a tecnologia na sala de aula é uma resposta às necessidades do mercado de forma unânime.
Abstract: The purpose of this research was to evaluate the business administration undergratuate course teachers' perception of information and communication technology usage in classroom as a marketing process according to their age, gratuate degree, teaching experience and proessional (non-teaching) experience. In order to achieve this result, the resource's availability in terms of technology were evaluated, the pertinence of technology in the teaching-learning process of business administration, their usage and personal qualification were evaluated and the student's capacity as well and how they understand the techno-based courses in terms of an offer (product and service) to a certain need (demand) from different customers as the student, the hiring organization and the society as a whole. After the literature review, a questionnaire was created in order to establish an inventory of respondents' demographic data and 24 questions to be answered through a Likert's scale of five alternatives. The resulting data were evaluated using the SPSS software, release 12. Both Factorial and Discriminant Analysis were used. As result of research, relevant issues were observed. The less age respondents had a more positive perception of technology's benefits to the different social actors involved in the process, as the less graduate degree's respondents were unanimous in state their agreement with the techno-based class as a marketing oriented approach
Palavras-chave: Business administration - Study and teaching (Higher)
Business Administration - Computer-aided instruction
Educational technology
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas - Ensino gerenciado por computador
Tecnologia educacional
CNPq: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Sigla da Instituição: FECAP
Faculdade, Instituto ou Departamento: Administração estratégica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração de Empresas
Citação: GABRIEL, Marcelo Luiz Dias da Silva. A tecnologia da informação e comunicação como processo mercadológico em sala de aula : análise da atitude dos professores de graduação em administração de empresas. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/287
Data do documento: 25-fev-2005
Aparece nas coleções:Administração de Empresas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcelo_Luiz_Dias_da_Silva_Gabriel.pdf485.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.