FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGabriel, Marcelo Luiz Dias da Silvapt_BR
dc.creator.IDCPF:13554007838por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088858946552108por
dc.contributor.advisor1Silva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:87300176887por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583759917108842por
dc.contributor.referee1Barros Filho, Jomarpt_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:15301450824por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0478997808508852por
dc.contributor.referee2Pontes, Cecilia Carmen Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:49061755891por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357489138452468por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:47Z-
dc.date.available2010-04-27pt_BR
dc.date.issued2005-02-25pt_BR
dc.identifier.citationGABRIEL, Marcelo Luiz Dias da Silva. A tecnologia da informação e comunicação como processo mercadológico em sala de aula : análise da atitude dos professores de graduação em administração de empresas. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/287-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve como finalidade avaliar a visão dos professores dos cursos de graduação em administração de empresas sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação em função de sua idade, titulação acadêmica, experiência docente e experiência profissional não docente como processo mercadológico. Objetivou-se identificar a disponibilidade de recursos disponíveis, avaliar a percepção dos respondentes quanto à relevância do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem de administração de empresas, seu uso e capacitação, mensurar a capacitação dos alunos no uso de internet e e-mail e seu entendimento do uso da tecnologia no ensino como processo resposta (oferta de produto/serviço) a uma necessidade (demanda) do mercado, composto de alunos, futuros empregadores e sociedade. Após elaboração do referencial teórico foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário) para definição de um inventário dos respondentes e 24 assertivas para serem respondidas mediante a escolha de cinco alternativas, de acordo com a escala de Likert. Os dados resultantes foram analisados com o apoio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) base 12, através dos métodos de análise fatorial e análise discriminante. Como resultado da pesquisa foi observado que os respondentes com menos idade demonstraram uma visão mais positiva em relação aos benefícios da tecnologia para os diferentes atores sociais envolvidos (aluno, instituição, empresa contratante e sociedade), bem como os respondentes com menor titulação acadêmica que, embora exercendo suas atividades em IES menos aparelhadas, concordam que a tecnologia na sala de aula é uma resposta às necessidades do mercado de forma unânime.por
dc.description.abstractThe purpose of this research was to evaluate the business administration undergratuate course teachers' perception of information and communication technology usage in classroom as a marketing process according to their age, gratuate degree, teaching experience and proessional (non-teaching) experience. In order to achieve this result, the resource's availability in terms of technology were evaluated, the pertinence of technology in the teaching-learning process of business administration, their usage and personal qualification were evaluated and the student's capacity as well and how they understand the techno-based courses in terms of an offer (product and service) to a certain need (demand) from different customers as the student, the hiring organization and the society as a whole. After the literature review, a questionnaire was created in order to establish an inventory of respondents' demographic data and 24 questions to be answered through a Likert's scale of five alternatives. The resulting data were evaluated using the SPSS software, release 12. Both Factorial and Discriminant Analysis were used. As result of research, relevant issues were observed. The less age respondents had a more positive perception of technology's benefits to the different social actors involved in the process, as the less graduate degree's respondents were unanimous in state their agreement with the techno-based class as a marketing oriented approacheng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBusiness administration - Study and teaching (Higher)eng
dc.subjectBusiness Administration - Computer-aided instructioneng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectAdministração de empresas - Estudo e ensino (Superior)por
dc.subjectAdministração de empresas - Ensino gerenciado por computadorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleA tecnologia da informação e comunicação como processo mercadológico em sala de aula : análise da atitude dos professores de graduação em administração de empresaspor
dc.typeDissertaçãopor
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