FECAP Mestrado Administração de Empresas
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicoletti, Jose Robertopt_BR
dc.creator.IDCPF:10479799857por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5712833751013455por
dc.contributor.advisor1Nunes, Rogério da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1IDCPF:29618428087por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5028652040342131por
dc.contributor.referee1Faria, Ana Cristina dept_BR
dc.contributor.referee1IDCPF:08984495883por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812507610373175por
dc.contributor.referee2Contador, José Luizpt_BR
dc.contributor.referee2IDCPF:74077937868por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018038846935185por
dc.date.accessioned2015-12-03T18:32:49Z-
dc.date.available2010-06-26pt_BR
dc.date.issued2006-02-08pt_BR
dc.identifier.citationNICOLETTI, Jose Roberto. Tendências da indústria naval e as exportações de granéis agrícolas no porto de Santos: detectando pressões para mudanças organizacionais. 2006. 205 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.fecap.br:8080/handle/tede/292-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo pesquisar as opiniões, o conhecimento e as expectativas dos profissionais que participam das operações de exportação de granéis agrícolas, por meio do Porto de Santos, sobre quatro dimensões básicas: as características dos navios graneleiros; as infra-estruturas rodoviária, ferroviária e portuária; o impacto do navio do futuro nos lotes vendidos e embarcados; e as necessidades de mudanças provocadas pelo ambiente concorrencial. O setor analisado é o agro negócio, especialmente soja em grãos e açúcar. Entender as transformações portuárias, do mercado, bem como os impactos que as tendências da Indústria Naval trarão aos terminais especializados, pode fazer a diferença entre ser competitivo globalmente, ou inviabilizar-se perante o mercado internacional. Conhecer previamente as necessidades de mudanças, saber as respostas, e em que dimensão agir, tornam-se fatores estratégicos para a vantagem competitiva, perante os terminais portuários concorrentes. Muito se fala a respeito do Porto de Santos, e de seu Programa de Arrendamentos e Parcerias, especialmente nos últimos três anos, em que o porto tem quebrado recordes anuais seguidos de movimentação de cargas. A maioria do material divulgado diz respeito a estatísticas, artigos de revistas, de jornais de negócios, e de jornais de grande circulação. Poucos livros e artigos científicos tratam do tema. Por meio de pesquisa bibliográfica, procurou-se conhecer as mudanças que têm ocorrido, e as futuras tendências, em três principais esferas: o ambiente portuário, a Indústria Naval, e o mercado de fretes marítimos. Essas informações serviram de base para a elaboração do questionário de pesquisa, com a finalidade de aferir a opinião, o conhecimento, e as expectativas dos profissionais a respeito do assunto. Os resultados apontaram, para a amostra de sujeitos pesquisados, uma homogeneidade entre as opiniões, um bom grau de conhecimento sobre o tema, e uma boa sensibilidade sobre as necessidades de mudanças organizacionais. As pressões tecnológicas, regulatórias e comerciais, são fatores que contribuem para o direcionamento rumo ao isomorfismo das estruturas organizacionais dos terminais portuários analisados. Tal tema merece ser investigado em futuras pesquisas. O assunto desta pesquisa é abrangente, assim como o campo de conhecimento de Gestão de Operações e Logística, e não se encerra com a realização da presente pesquisa. Ela apenas amplia o conhecimento, instigando novas, e necessárias, contribuições acadêmicas nesse campo.por
dc.description.abstractThis research intends to get opinions, knowledge and expectations concerning to the professionals involved with export operations at specialized agribusiness port terminals, at Port of Santos - Brazil. Four main dimensions were studied: the characteristics of Dry Bulk Carrier Ships; the infrastructure of roads, railroads as well as the port; the expected influences brought by "ships of future" over export contracts; and the change needs forced by concurrential enviroment. The analysis is a part of agribusiness sector, specially the commodities soya beam and sugar. The understanding of port changes, market changes, as well as Naval Industry trends, can make the difference between those to be competitive or not, in a global market. To know in advance the answers for the needs of change, in what dimension to deal with and to act, become strategic factors to achieve the competitive advantage, comparing with other competitors port terminals. Many articles concerning the modernization and privatization of Port of Santos, can found in magazines and newspapers, but a few information have been published in books and scientific papers. The knowledge about the trends related to port enviroment, Naval Industry and maritime freight market were used to elaborate the questionnaire for the research, in order to investigate the opinion, the knowledge, and the professional's expectations. The findings, for the sample studied, indicates a good level of organizational changes. Therefore, the technological, regulatory, and market pressures over port terminals contributes to grow an isomorphism in organizational structures. This question could be investigated, on further studies. This theme is a wide-ranging in Management, as well as the field of Logistics. The present investigation brings more knowledge, and stimulates new scientific contributions in the field.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteadopor
dc.publisher.departmentAdministração estratégicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsFECAPpor
dc.publisher.programMestrado em Administração de Empresaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizational changeeng
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectShippingeng
dc.subjectTransporte maritimo - Logísticapor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectSantos, Porto de (Santos, SP)por
dc.subject.cnpqADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.titleTendências da indústria naval e as exportações de granéis agrícolas no porto de Santos: detectando pressões para mudanças organizacionaispor
dc.typeDissertaçãopor
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